PASSO FUNDO – UPF recebeu mais de 5 mil candidatos para o Vestibular de Inverno

Postado em 11 junho 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Relação dos aprovados será divulgada na segunda-feira, às 11h

Mais de 5 mil candidatos realizaram a prova do Vestibular de Inverno 2018 da Universidade de Passo Fundo (UPF), no sábado, 9 de junho, no Campus I, no norte do Rio Grande do Sul. O processo seletivo contou com vestibulandos de 9 estados: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catariana. O listão dos candidatos classificados será divulgado no site do vestibular UPF no dia 11 de junho, a partir das 11h. Os aprovados ingressam nos cursos de graduação no segundo semestre de 2018.

Como em processos seletivos anteriores, os cursos foram divididos em Grupo 1, cujos candidatos fizeram apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos responderam às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

O curso que registrou maior procura pelas vagas foi Medicina, para o qual cada vaga foi concorrida por 77,44 candidatos. Ainda dentre os mais concorridos, estão Direito noturno, com 3,90 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com índice de 3,69 candidatos por vaga; e Odontologia, com 3,20 candidatos por vaga. A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, destacou os diferenciais da Universidade, que neste ano completa 50 anos de história. “Tivemos a sorte de ter um dia belíssimo de Vestibular e estamos muito felizes com o número de inscritos. São mais de 550 pessoas engajadas na realização do vestibular para receber e atender os vestibulandos e seus familiares que acompanham os candidatos para dar o seu apoio e estamos na torcida para que façam parte da nossa Universidade. Somos uma Instituição cinquentenária, referência, que tem experiência, infraestrutura invejável, um campus verde lindo, mais de 300 clínicas, 150 laboratórios, todos espaços de ponta e com docentes e funcionários qualificados”, destaca Rosani.

Gabarito e relação dos aprovados
O gabarito estará disponível no site vestibular.upf.br no início da noite do dia 9 de junho. As listas dos candidatos classificados serão divulgadas no site do vestibular UPF no dia 11 de junho, às 11h. O boletim de desempenho individual com as informações sobre os acertos do candidato, a média final e a classificação no curso e geral estará disponível a partir das 18h do dia 11 de junho.

Atividades especiais para os pais e acompanhantes dos vestibulandos
Durante a realização das provas, enquanto aguardavam, os pais e os acompanhantes dos alunos foram recepcionados no espaço localizado no prédio do Iceg B5/LCI. A recepção foi feita pela Reitoria e, também, contou com a presença da equipe do Setor de Bolsas, que prestou informações sobre financiamentos e bolsas oferecidos pela UPF.

O público também participou de atividades recreativas como bingo, com sorteio de brindes; cinema no auditório (filme O Extraordinário) e oficina de Pilates, massagens e relaxamento, conduzidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia. Além disso, houve verificação de pressão arterial e outras orientações, realizadas por acadêmicos do curso de Enfermagem UPF. “O curso de Fisioterapia já trabalha com os acompanhantes, os vestibulandos e os pais há vários vestibulares e o nosso principal objetivo aqui é o relaxamento, promover um momento de descontração, para aliviar toda essa tensão. Muitos pais vêm de fora, de outras cidades, até de outros estados e, até pelo nervosismo dos vestibulandos, também ficam ansiosos esperando o resultado”, explicou a professora do curso de Fisioterapia Juliana Secchi Batista.

Acompanhando a filha que prestou vestibular para Administração, Claudia Schwartz aproveitou a tarde para fazer uma massagem. Vinda de Panambi, ela disse que chegou cedo para aproveitar o dia e conhecer o Campus. “Esse cuidado com os pais é muito bom, é ótimo para passar o tempo e relaxar. A gente acaba ficando tenso junto com eles, então é uma forma de se distrair e aproveitar o tempo”, comentou.

Abstenção de 5,68%
O Vestibular de Inverno registrou índice de abstenção de 5,68%. Neste processo seletivo estavam inscritos mais de 5,3 mil candidatos.

Prova de Redação
Como nas edições anteriores, os vestibulandos tiveram duas opções de tema de Redação. O tema 1 propôs a questão “Com o quadro atual de crise da segurança pública, quais as consequências de uma sociedade fazer “justiça com as próprias mãos”?”, já o tema 2 propôs uma reflexão sobre como “As novas configurações familiares refletem transformações da sociedade brasileira”.

Auxílio para o acesso ao ensino superior
Prouni
A UPF adere ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), na forma da Lei nº 11.096/05. O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Bolsa Auxílio 25%
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2018, oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B).

Bolsa FUPF
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2018, oferece o Programa de Bolsa FUPF (Lei nº 12.101/09), regido por edital próprio, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (Manhã); Educação Física (L); História (L); Letras – Português e Inglês (L); Pedagogia (L) e Química (B).

Financiamentos:
PAE/UPF
O Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) é regido por edital próprio disponível no site da Instituição e concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

PEC
O Programa Emergencial de Crédito (PEC) é um programa próprio da Instituição de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.

Promucred
O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios municípios.

Fotos: Gelsoli Casagrande e Leonardo Andreoli
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

 

Postado em 11 junho 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop