PASSO FUNDO – Assembleia Legislativa do RS homenageia os 50 anos da UPF

Postado em 08 junho 2018 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Homenagem ocorreu na tarde desta quarta-feira, 6 de junho, em sessão solene na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre

De um desejo ardente se consolidou uma instituição que há 50 anos marca sua trajetória em oportunizar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando inovação tecnológica e desenvolvimento regional. Assim se desenhou a história da Universidade de Passo Fundo (UPF), que, nesta quarta-feira, dia 6 de junho de 2018, celebra cinco décadas de fundação. Maior instituição de ensino superior do norte do estado, a UPF viu seu cinquentenário ser celebrado com um reconhecimento especial durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Grande Expediente, em homenagem aos 50 anos da UPF, foi uma proposição do deputado Vilmar Zanchin e ocorreu no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que, na oportunidade, recebeu uma placa de homenagem.

Emocionado, o reitor da UPF evidenciou a marca história de cinco décadas que foram construídas por muitas mãos e pelo desejo de levar conhecimento às pessoas e desenvolvimento à cidade e à região. “É um momento extremamente feliz e importante. Orgulho e gratidão é algo que fica muito presente em todos nós que estamos à frente da Instituição; orgulho da gestão, de professores, funcionários, alunos e da própria comunidade”, disse, relatando que viveu uma trajetória intensa junto à UPF. “Comecei em 1977 como aluno e chego ao cinquentenário como reitor da Instituição. Assim como estou emocionado, muitas pessoas também estão”, pontuou. O reitor também destaca que a UPF vem sendo reconhecida em várias instâncias e se sente honrada em receber também o reconhecimento do Parlamento gaúcho pela sua trajetória neste momento especial.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e reitora eleita da UPF Bernadete Maria Dalmolin esteve presente na homenagem e relatou o orgulho em pertencer à Instituição. “Estou na Universidade há 27 anos e vivi parte dessa história. É uma trajetória bonita e distinta, tão enraizada em sua comunidade regional”, disse.

Em sua fala durante a plenária, o deputado Vilmar Zanchin destacou que só o conhecimento é capaz de produzir mudanças. Versando sobre a história da UPF, ele também citou sua trajetória como aluno de Direito da Instituição. “A educação vem transformando a realidade e teve na UPF a formação das pessoas que impulsionaram a região. Não há fronteiras para o conhecimento”, disse, citando que os mais de 76 mil formados levam o nome da UPF com honra. “Tenho muito orgulho de também fazer parte da história da UPF e somos agradecidos pelo desenvolvimento que ela proporcionou à região. A UPF teve e tem um papel importante nos passos que a metade norte rumou, no progresso que todos reconhecemos. Os gaúchos, através dessa casa legislativa, dizem muito obrigado UPF”, proferiu.

Presidindo a mesa que homenageou a UPF, o deputado Juliano Roso, egresso da Instituição, citou os colegas de Legislativo que também construíram sua trajetória na Universidade. “Agradecemos a esta Instituição que tanto fez e faz pela cidade, região e estado”, disse.

Homenagem de parlamentares
Também egresso da UPF, o deputado Sérgio Turra destacou que a Instituição nasceu de um sonho e de pessoas se envolveram para concretizá-lo. Ele também ressaltou em sua fala o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional.

A valorização das instituições comunitárias foi enfatizada pelo deputado Gilmar Sossela, também egresso da casa. “É uma felicidade compartilhar essa justa e merecida homenagem. Tive a honra de me formar na UPF”, proferiu.

O deputado Gilberto Capoani afirmou que falar da UPF é reconhecer uma das melhores universidades do estado e do Brasil. Ele apontou os rankings que comprovam que a Instituição é referência e destacou o trabalho das pessoas que, de forma incansável, atuam na formação profissional que é referência.

Presente no grande expediente, o deputado Altemir Torteli destacou que a UPF é uma Instituição que merece reconhecimento, por ser uma universidade com abrangência regional, o que dá a dimensão de sua importância.

A deputada Any Ortiz destacou a importância da UPF para a grande região e registrou a alegria de comemorar os 50 anos de história sólida de ensino e de formação de bons profissionais, levando a muitos jovens a possibilidade de ingressar no ensino superior, construindo um futuro melhor.

O deputado Catarina Paladini apontou que é imprescindível reconhecer uma instituição séria e comprometida com a formação de profissionais nas mais diversas áreas, entre elas as lideranças políticas que foram formadas pela UPF.

Foto: Marcelo Bertani
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 08 junho 2018 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop