SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – A Caça ao Tesouro

Na manhã de terça-feira, 22 de maio, os alunos da turma do Pré A, da EMEI Professora Marisa Margarida fizeram a caça ao tesouro nas dependências da escola.

Na ocasião as crianças vestiram-se com fantasias de piratas, caçadores, princesas e acompanhados pela professora Marcelise Reinehr. O início contou com divertida brincadeira, na qual os participantes tinham a missão de ouvir as pistas deixadas pelos piratas em diversos locais na escola e descobrir onde estava escondida a próxima pista do jogo. O jogo teve sequência até chegar na localização final do tesouro.

Para a surpresa de todos, o tesouro encontrado num baú localizado dentro de um barco, era os cadernos dos alunos, a partir de então as crianças de uma maneira lúdica aprimoraram a construção da escrita e o processo de alfabetização.

As habilidades desenvolvidas ainda na primeira infância, pavimentam o caminho para o sucesso da alfabetização na idade certa. Conhecer o alfabeto e o desenho das letras por exemplo, são uma das habilidades que devem ser incentivadas, antes da alfabetização formal, na forma de jogos, brincadeiras com palavras, rimas, cantigas e leitura de livros infantis.

Para a diretora Tânia, a alfabetização é um momento mágico e encantador de aprendizagem quando as crianças aprendem brincando e se divertindo com o mundo escrito e imaginário. Nem todas as crianças aprendem na mesma hora ou do mesmo jeito. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser planejado, arrumado, reorganizado, adaptado para todos.

Nesse sentido, brincar com a linguagem falada e com o processo de aquisição da linguagem escrita certamente contribuirão para que o processo de alfabetização seja bem-sucedido. A diretora também parabeniza a professora Marcelise e a turma do Pré A pelo grande tesouro encontrado “o 1º caderno de aula” para os primeiros registros de forma mais sistematizada.

Vivenciaram intensamente cada etapa em busca de seu tesouro. Assim, podemos evidenciar, a real importância da magia e encantamento para uma aprendizagem de forma lúdica e criativa.