NÃO-ME-TOQUE – Conselheiros fiscais ainda mais preparados

Postado em 30 maio 2018 06:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Mundo Cooperativo Gaúcho – espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no parque da Expodireto Cotrijal – foi palco para o Programa de Formação dos Conselheiros Fiscais, durante esta quarta-feira, 23. O curso, com duração de oito horas, contou com a participação de cerca de 40 conselheiros de diversas cooperativas da região e de diferentes segmentos.

Nei César Mânica, presidente da Cotrijal, cooperativa anfitriã da formação, deu as boas-vindas ao grupo, dizendo que este tipo de ação fortalece o cooperativismo. “O Conselho Fiscal tem uma responsabilidade muito grande dentro das organizações cooperativas. Por isso, nós da Cotrijal valorizamos muito este trabalho, dando total autonomia e estimulando para que todos se especializem, se aperfeiçoem, fazendo cursos como este”, mencionou.

Participaram do treinamento os conselheiros fiscais da Cotrijal Leandro Burgel De Souza, Francisco Feiten Schreiner, Daniel Gustavo Scheffel, João Henrique Maldaner, Celito Dal Pizzol e Edemir Rosso.

No caso de Maldaner, foi a primeira vez no curso. “É uma oportunidade de aperfeiçoamento para que tenhamos melhor desempenho nas atividades do Conselho Fiscal perante a Cotrijal, que é uma cooperativa grande e exige muita competência na nossa função”, comentou o conselheiro, que é formado em Ciências Contábeis e possui pós-graduação na área de Auditoria.

Cooperativas Mais Fortes – Quem comandou o dia de aprendizado foi o administrador e contador, Ciro Weber, que realizou curso com o tema “Associados Preparados, Cooperativas Mais Fortes”. Este é o terceiro ano que ele ministra o curso, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. “O nosso objetivo é dar condições aos conselhos fiscais de examinar e acompanhar a gestão das cooperativas de um modo contínuo, não apenas ao final do ano quando emitem os pareceres para a assembleia geral”, enfatizou.

Além de Weber, a doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Paola Richter Londero, apresentou aos conselheiros seu estudo, que tem como tema “Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos retornos econômicos e sociais gerados aos cooperados pelas cooperativas agropecuárias”.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, encerrou o dia de atividades agradecendo o empenho de todos em agregar novos conhecimentos. “É um momento único de troca de conhecimento e de aperfeiçoamento. Atividades como estas vêm tornando os conselhos ficais cada dia mais profissionais e sérios”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 30 maio 2018 06:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop