Fóssil pode ajudar a entender por que temos 2 braços e 2 pernas

Postado em 12 abril 2013 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, afirmam ter identificado um estranho fóssil de um peixe de 370 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, o animal tinha um par de nadadeiras próximas ao ânus e pode ser o mais antigo ser conhecido com um par de apêndices – como nadadeiras, pernas ou braços. O estudo foi publicado na revista especializada Biology Letters.

Uma coisa que chama a atenção no peixe é a posição estranha desses apêndices. “O Euphanerops é único porque sua nadadeira anal é em par, o que significa que tem uma nadadeira em cada lado do peixe. Até agora, nadadeiras anais só foram vistas em peixes com mandíbulas, nos quais elas não são em pares, e isso ocorre nos peixes modernos e nos extintos”, diz Robert Sansom, da universidade britânica.

“A idade do Euphanerops é importante, já que data de uma época de profunda divisão evolucionária entre peixes com e sem mandíbula, as duas principais divisões dos vertebrados vivos hoje. Assim sendo, representa um importante estágio na evolução dos apêndices em par.”

Segundo o cientista, não está claro o porquê de as nadadeiras estarem posicionadas em um local tão estranho e qual seria a vantagem disso. “Contudo, elas mostram que nossos primeiros ancestrais vertebrados tentaram diversos ‘planos’ de corpos antes de chegar nos dois braços e duas pernas. Se eles não tivessem feito isso, então nossos corpos seriam muito diferentes.”

Os pesquisadores encontraram o fóssil em Quebec, no Canadá. Escâner de superfície 3D e comparações com espécimes preservados em diferentes condições indicaram a presença do par de nadadeiras.

Terra

Postado em 12 abril 2013 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop