IBIRUBÁ – Campanha de Doação de Sangue: sucesso total

Postado em 22 maio 2018 15:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mais uma vez, a comunidade ibirubense respondeu ao chamado para doar sangue. Hemocentro Regional de Cruz Alta esteve no município no sábado (19/05) e coletou 93 bolsas de sangue entre 430 a 450 ml cada.

A ação é de iniciativa da Sobeni, dentro das atividades da Semana da Solidariedade, com o apoio do próprio Hemocentro (que veio com 10 pessoas), da Secretaria de Saúde (que disponibilizou a estrutura do PAM do Centro), do Hospital Comunidade Annes Dias e do Clube de Desbravadores Sementes da Pitangueira, que auxiliaram no atendimento e na condução dos voluntários para os procedimentos da doação.

Mesmo com o tempo úmido e com a baixa temperatura do sábado (19/05), mais de 130 pessoas procuraram o Posto de Saúde para fazer a doação. O Hemocentro tem limitação para fazer a coleta num único dia. Por isto, 17 pessoas que se apresentaram no período da tarde para doar não puderam. “Informamos a eles que já estávamos no limite e agradecemos sua intenção”, explicou Jorge Gonçalves Ferreira, do Clube de Desbravadores.

A enfermeira Antoninha Venturini, do Hospital Annes Dias, auxiliou na chegada das pessoas. “Algumas delas já nem ficaram para a triagem, pois verificamos de início sua impossibilidade, segundo os critérios da doação”, informou ela.

A equipe do Hemocentro informou que, dentro de 30 dias, a análise do sangue coletado será enviado para a Secretaria de Saúde. “Assim que chegarem, informaremos os doadores, que poderão vir fazer a retirada”, informou a secretária de Saúde Dileta das Chagas.

A equipe do Hemocentro estava muito satisfeita. “De uma bolsa, se retiram plaquetas e outros materiais para diversos procedimentos, que podem ser utilizados em até quatro pacientes. Por isto, é muito importante as pessoas doarem seguidamente. Homens com intervalo de 60 dias e mulheres com intervalo de 90 dias”, informou uma das atendentes.

A presidente da Sobeni, Cristina Natália Oliveira, e os parceiros da Campanha estavam muito felizes. “Nosso agradecimento especial a todos que vieram doar um pouquinho de si para ajudar alguém que precisa”, falou Cristina, informando também que em novembro já está agendado o retorno do Hemocentro numa nova Campanha de coleta de sangue no município.

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 22 maio 2018 15:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop