PASSO FUNDO – UPF sedia prova da Olimpíada Brasileira de Informática

Postado em 22 maio 2018 07:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Universidade é uma das sedes do evento no Rio Grande do Sul

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), recebeu, nesta quinta-feira, 17 de maio, a prova da fase local da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A prova ocorreu no Laboratório Central de Informática (LCI) do Iceg. Participaram cerca de 70 alunos. Além de acadêmicos dos cursos de informática da UPF, a atividade contou com estudantes do ensino médio de outras instituições de Passo Fundo e região.

As provas foram compostas de tarefas de programação cuja solução envolveu a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas na OBI. “Nesta prova estão participando alunos que estão competindo nas fases de programação sênior, que envolve acadêmicos do ensino superior, e outros 42 estudantes na programação nível 2, que são alunos de 2º e 3º ano do ensino médio”, revelou o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Eder Pazinatto.

O professor Pazinatto ressaltou que a Olimpíada é uma forma dos alunos treinarem o que aprenderam e também de aprimorar o conhecimento em programação. “Temos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Engenharia de Computação e de Ciências da Computação, bem como alunos do ensino médio, do primeiro ano inclusive, que têm a oportunidade de perceberem como funciona a lógica computacional e o raciocínio lógico, muito utilizados na área de Tecnologia da Informação”, comentou o professor.

A OBI será realizada em três fases: local, estadual e nacional, que ocorrem entre maio e agosto de 2018. A próxima fase é a estadual. Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte. Os melhores do país representam o Brasil na fase mundial, que é a Olimpíada Internacional de Informática, na cidade de Tsukuba, Japão, em setembro de 2018.

Os resultados oficiais serão divulgados, juntamente com o gabarito das provas, na página oficial da OBI na Internet (http://www.sbc.org.br/olimpiada).

Objetivos da OBI
A OBI tem entre seus objetivos estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental e identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Foto: Natália Fávero
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 22 maio 2018 07:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop