ESPUMOSO – CCGL e Cotriel apresentam plano de ação para melhoria da qualidade do leite

Postado em 22 maio 2018 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite de sexta-feira, 11, na Sala de Reuniões da Cotriel, o Departamento Técnico Animal reuniu os médicos veterinários e inseminadores das Unidades da Cooperativa que contam com este serviço para apresentar o Plano de Ação para Melhoria da Qualidade do Leite.  Elaborado e coordenado pela CCGL, o projeto visa enquadrar mais os produtores no que é exigido pela Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, que determina que a Contagem de Células Somáticas – CCS seja de 500 mil unidades e a Contagem Bacteriana Total – CBT fique em 300 mil unidades formadoras de colônia por mililitro.

Palestrante da reunião, a engenheira agrônoma e coordenadora de difusão da CCGL, Letícia Signor disse que o programa não é imposição só da indústria, mas do mercado:  O consumidor está cada vez mais exigente e para entregar o que ele procura precisamos trabalhar para captar um leite de qualidade do nosso produtor. Cotriel e CCGL estão juntas e a visita à propriedade é com a proposta de ficar ao lado do associado, ajudando-o a sanar dificuldades que ele venha a ter para alcançar estes padrões de qualidade.  Em princípio, serão visitados 50 produtores que tenham valores mais elevados de CTB e CCS, os quais daremos dicas de como melhorar estes índices”, disse.

Ao falar na ocasião, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini disse que o sucesso deste trabalho depende também da disposição do produtor de leite: “Todos sabem que por mais de 20 anos atuei nesta área e sei das dificuldades do dia-a-dia do associado que atua nesta atividade. Esta presença mais ostensiva da Cooperativa e da CCGL será para convencer o produtor da importância dele fazer um manejo para ter qualidade no leite. Ele tem de querer mudar esta realidade, pois temos uma grande responsabilidade por sermos o quarto maior fornecedor de leite para a fábrica da CCGL, e a nossa contrapartida tem de ser qualidade”, afirmou.

Cláudio Gomes Antunes, gerente do departamento de produção animal da Cotriel diz que a integração das equipes da Cooperativa e CCGL é para conscientizar o associado que é possível diminuir a CCS e a CBT: A contagem de células só diminui com um manejo adequado na propriedade, que inclui desde análise e manutenção do equipamento, manejo de ordenha, lavagem dos equipamentos e análise do resfriador. Já a bacteriana, só cai se houver higiene nos tetos, medidas para prevenir a mastite e outras doenças, que afetam o teto das vacas. A melhora da qualidade, representa muito para o produtor, pois se os padrões estiverem muito altos a perda de faturamento com a atividade pode ser de até 18%, sendo bem mais em conta tomar medidas simples que muitas vezes não tem muito custo. Nosso objetivo não é punir ninguém e sim ajudar para que todos aumentem sua renda”, finalizou.

Postado em 22 maio 2018 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop