PASSO FUNDO – Prevenção é abordada na comunidade passo-fundense

Postado em 19 maio 2018 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Estamos no mês intitulado Maio Vermelho, um alerta ao câncer bucal, que faz muitas vítimas anualmente. Os cuidados devem ocorrer durante todo o ano, mas é nestes 31 dias que a prevenção é abordada intensamente. A Fasurgs realiza diversas atividades relacionadas à data.

A professora e coordenadora de Extensão da instituição, Letícia Stefenon incluiu nas disciplinas de Patologia dos cursos de Odontologia e Biomedicina, a atividade de abordagem da população no centro de Passo Fundo. O objetivo é levar informação sobre o câncer de boca, para que conheçam os fatores de risco que envolve a doença.

Além de levar informação, os acadêmicos aplicam um questionário simplificado com informações como idade, escolaridade, consumo de álcool e fumo, exposição solar, visitas ao cirurgião-dentista, entre outras informações, para que eles possam avaliar a população que foi abordada. Esses dados serão utilizados em sala de aula, em projetos de extensão, e em palestras que a Fasurgs fará parte juntamente com a Secretaria de Saúde de Passo Fundo e médico oncologista. As palestras capacitarão os cirurgiões-dentistas da rede a ter subsídios no momento do diagnóstico precoce e consequentemente podendo melhorar a sobrevida e qualidade de vida de seus pacientes. “Com esse olhar de prevenção, os alunos tem a oportunidade de vivenciar a aplicação na comunidade do conteúdo aprendido em sala de aula”, disse Letícia.

Você conhece as causas do câncer bucal?
A professora mestre em Prótese Dentária, Thauana Lupatini Presser, afirma que as causas do câncer de boca não são diferentes das causas para tumores em outros locais do corpo. O fumo e álcool são os principais fatores predisponentes. Pessoas que fumam e ou consomem álcool em excesso tem maior risco para desenvolver câncer bucal, sendo que o mesmo aumenta conforme o consumo. Outros fatores que podem levar ao desenvolvimento de tumores malignos são a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais e a excessiva exposição ao sol sem proteção do rosto e lábios.

Como fazer o diagnóstico?
“Pode ser feito por profissionais da área da saúde através de exames de rotina, sendo que o Cirurgião Dentista pode identificar uma lesão no início, antes mesmo de se tornar um tumor. Outra forma importante de diagnóstico é o autoexame, onde a própria pessoa se analisa e se palpa para conhecer a normalidade das estruturas bucais e quando apresentar uma anormalidade, saber reconhecer e procurar atendimento clínico especializado para fazer o correto diagnóstico e se necessário o tratamento”, conta Thauana.

Como prevenir?
Thauana conclui, afirmando que para prevenir o câncer bucal, é preciso praticar atividades saudáveis, alimentação rica em frutas, verduras e legumes, use protetor solar para o rosto e lábios, mantenha uma boa higiene bucal e principalmente evite o consumo de álcool e cigarro e faça as visitas regulares ao seu dentista.

Bruna Foking – Assessoria de Comunicação da Fasurgs

Postado em 19 maio 2018 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop