Meteorologia aponta mudança drástica no clima a partir de hoje com a proximidade do frio

O inverno 2018 começa oficialmente em 21 de junho, no entanto o clima típico da estação mais fria do ano deve chegar ainda neste final de semana. O instituto de meteorologia MetSul, que monitora o clima gaúcho, aponta que hoje o dia será chuvoso na maior parte do Estado, atingindo a nossa região.

Os volumes tendem a ser médio, podendo ultrapassar os 40 milímetros, dando um pouco de fôlego ao déficit hídrico que a região vive. Esta chuva perde força no amanhecer de sábado, quando o ar gelado vai soprar mais forte por conta de um ciclone na costa gaúcha. Este ar gelado vai invadir o Estado e derrubar as temperaturas, especialmente a partir do domingo.

A MetSul revelou uma chance de fazer até 3°C em algumas partes do Sul de Santa Catarina, enquanto uma projeção do computador mostra que a região de Passo Fundo terá mínimas de 4°C a partir de segunda-feira, podendo chegar abaixo disso. Este sistema de ar gelado vai atingir também o Paraná e até mesmo o sul de São Paulo, o que reforça a chance do Rio Grande do Sul experimentar dias de verdadeiro inverno.

Rádio Uirapuru