PASSO FUNDO – Debate aprofundado é promovido pelo FAC Cine Fórum

Postado em 17 maio 2018 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento realizado até dia 18 de maio é realizado pela Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo

Um filme é feito por pessoas, máquinas e por uma história que muitas vezes acaba impactando, despertando emoções e reflexões naqueles que o assistem. Nesta semana, a sétima arte, o cinema, é a protagonista do ensino na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF). O FAC Cine Fórum teve início na noite de segunda-feira, 15 de maio, no Centro de Eventos, com a exibição do filme “Mera coincidência”. O evento segue com apresentações todas as noites até sexta-feira, dia 18 de maio.

O evento promove uma discussão ampla integrando diferentes temáticas, conforme o diretor da FAC, professor Me. Cassiano Cavalheiro Del Ré. “Esse é um projeto já consagrado da FAC, sendo um momento importantíssimo, onde a unidade consegue reunir todos os seus cursos para discutir grandes temas transversais que geram uma discussão e que são o ponto alto do evento”, disse.

O FAC Cine Fórum contribui de modo significativo com a caminhada dos profissionais em formação, com isso, os alunos desenvolvem habilidades de leitura de texto audiovisual, identificando os elementos da linguagem cinematográfica apoiados nos conceitos de cultura, arte e da comunicação, compreendendo os fenômenos sociais que emergem a partir dessas narrativas. “A relação entre cinema e comunicação é muito antiga dentro da própria FAC, por isso, acreditamos que o trabalho com a comunicação audiovisual proporciona discussões que vão ao encontro de qualquer um dos cursos da unidade. O cinema talvez seja o meio de comunicação mais abrangente, que as pessoas mais veem, sendo propício para que possamos discutir assuntos muito maiores”, explicou um dos coordenadores do evento, professor Me. Fabio Luis Rockenbach.

Os filmes apresentados ao longo da semana foram escolhidos pelos acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo, Música e Publicidade e Propaganda. Após apresentação do audiovisual, o debate é realizado com dois convidados e um aluno escolhido pelo curso para representação.

A produção de notícia falsa foi abordada pelo filme
O filme escolhido pelo curso de Jornalismo “Mera coincidência” traz como temática a eleição presidencial dos Estados Unidos, na qual um candidato à reeleição para presidente está envolvido em um escândalo sexual. Dessa forma, a ação de seus assessores juntamente com um produtor de Hollywood se torna preponderante para desviar a atenção da população do escândalo. “O FAC Cine Forum é um evento que busca resgatar a força interdisciplinar do mundo pós-moderno colocando todos os cursos da FAC em diálogo para que possam trocar experiências e compartilhar aquilo que tem de mais caro, que é sua produção de conhecimento”, destacou uma das coordenadoras do evento, professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs.

O debate posterior ao filme contou com a presença da professora Me. Nadja Maria Hartmann, do acadêmico Eugenio Matheus Siqueira e do editor-chefe do jornal Zero Hora, Carlos Etchichury.

De acordo com Etchichury, o protagonismo dos jornalistas para a apuração das informações se tornou preponderante para a não divulgação de notícias falsas tão comuns nos dias de hoje e que são vistas pela sociedade com preocupação pelos impactos que podem causar. “Uma característica do jornalismo profissional é que a informação que você vai dar seja fidedigna, a gente pode errar a informação eventualmente, mas o facenews não é um erro, ela tem a má fé por trás. Esse é o ponto de partida importante dos jornalistas e jornais profissionais, que, independentemente do tamanho, precisam ser profissionais. Se tiver dúvida, não publica, é melhor não dar a informação do que dar uma notícia imprecisa ou errada”, opinou o editor.

Confira a programação do evento:
15 de maio, terça-feira: escolhido pelo curso de Publicidade e Propaganda, o documentário exibido será “Vivendo com um dólar”
16 de maio, quarta-feira: escolhido pelo curso de Música, o filme exibido será “Whiplash”
17 de maio, quinta-feira: escolhido pelo curso de Artes Visuais, será exibido o episódio “Nosedive” da série “Black Mirror”
18 de maio, sexta-feira: escolhido pelo curso de Design Gráfico, será exibido o sexto episódio da série documental “Abstract – The Art Of Design”

Fotos: Jéssica França
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 17 maio 2018 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop