IBIRUBÁ – Neste sábado será o Dia D Mobilização Nacional contra a Influenza

Postado em 11 maio 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No sábado 12/05, as Unidades de Saúde de Ibirubá estarão abertas das 8 às 17 horas no Dia D Vacinação Contra a Influenza. Para este ano, a meta de Ibirubá é alcançar 6.390 pessoas, dentro dos grupos eletivos pelo Ministério da Saúde.

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2018 está acontecendo desde 23/04 e seguirá até o dia 1º/06. Em Ibirubá, a vacina está disponível, para os grupos elegíveis a receberem a dose anual, nas Unidades de Saúde do município, no período da Campanha, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h30.

O Dia D Mobilização Nacional será no próximo sábado, dia 12/05, quando as Unidades de Saúde do município atenderão a população vinculada aos grupos prioritários das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Usuários deverão levar a Caderneta de Vacinação e Carteira do SUS, se tiver.

Grupos prioritários
O Ministério da Saúde determina como grupos prioritários aqueles que apresentam mais dificuldades em combater a infecção viral para receberem a vacinação pelo Sistema Único de Saúde, sendo eles: * gestantes * crianças de seis meses a menores de cinco anos * puérperas (até 45 dias após o parto) * adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas * pessoas com 60 anos ou mais * pacientes com doenças crônicas e situações especiais * povos indígenas * trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados * população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional * professores, monitores e auxiliares de ensino de escolas públicas e privadas.

Sobre a vacina
A vacina é a principal forma de proteção anual contra os vírus da Gripe. De uma forma bem simples, a vacina introduz no ser humano o vírus morto da Gripe. Com a presença do vírus, o organismo é estimulado a desenvolver imunidade contra a doença. A dosagem é anual porque a vacina tem prazo de validade, pois a imunidade acaba e porque todos os anos os vírus sofrem mudanças ao longo do tempo. São dois os vírus principais em que a vacina dá a imunidade, o H1N1 (famoso da gripe suína) e o H3N2.

Precauções
Algumas precauções são recomendadas para a administração da dose. Quando a pessoa está acometida com doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro. E em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB), no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre o benefício e o risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Contraindicações
Segundo os estudos, as contraindicações para tomar a vacina são para pessoas com histórias de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e de reação alérgica grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Reações
Em algumas poucas pessoas, a reação da vacina é local, um pouco de dor ou algum endema, Às vezes, a própria reação da imunidade da pessoa provoca um quadro semelhante à gripe durante o processo numa minoria de pessoas. Mas, há muita inverdade circulando por aí. Ao tomarem a vacina, algumas pessoas falam que ficaram engripadas. São três vírus que esta vacina contempla, quando se sabe que há centenas de vírus que circulam no mundo todo. Não é porque a pessoa fez a vacina que não terá gripe. Pode ser que tenha um quadro de gripe por um outro vírus. Mas os três vírus desta vacina são os mais agressivos, podem levar a complicações mais sérias ou até a óbito,. Se fez a vacina e teve gripe, a doença não evoluiu, não havendo complicações, internação ou óbito.

Efeito
Após tomar a vacina, entre 15 a 28 dias a dose começa a fazer efeito. O protocolo do MS orienta que a vacinação seja feita o quanto antes, entre abril e maio, para que, nos principais meses de inverno, a pessoa esteja bem protegida.

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 11 maio 2018 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop