IBIRUBÁ – Orientações do CEVS sobre medidas de prevenção e controle da influenza (gripe)

Postado em 02 maio 2018 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde orienta Instituições de Ensino a adotarem práticas diárias como medidas de prevenção e controle da Influenza.

A cada temporada de gripe é esperado que ocorram aglomerados de casos em instituições escolares. Para prevenir a transmissão, é recomendado manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene do ambiente escolar e estimular que os indivíduos apliquem a etiqueta respiratória e aumentem a ingestão de líquidos.

Não está indicada a suspensão de aulas e demais atividades na escola como medida de prevenção e controle de infecção. Além disso, alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa por até dois dias após início dos sintomas ou até 24 horas após cessar a febre, com vistas a diminuir a transmissão da gripe. Ao retornar à escola, manter cuidados de etiqueta respiratória durante os sintomas.

As seguintes medidas de prevenção individual devem ser estimuladas por professores, cuidadores, alunos e funcionários, buscando diminuir a transmissão de pessoa a pessoa: • Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro; Vídeo sobre higienização das mãos: http://youtu.be/Y4v1Gs2_sZ8 • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal • Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar – etiqueta respiratória.

As escolas/creches devem buscar a implementação de medidas que diminuam a contaminação de objetos e ambientes tais como: • Prover dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos e estimular os alunos a higienizar as mãos após contato com secreções respiratórias • Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos e equipamentos de educação física) após o uso. O vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção por soluções desinfetantes • Preferir não utilizar bebedouros. No entanto, na impossibilidade disto, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais • Em creches, lavar regularmente os brinquedos com água e sabonete/sabão • Manter ambientes arejados • Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença.

Alunos, professores, cuidadores e funcionários com síndrome gripal devem ser encaminhados para atendimento médico. É caso suspeito de gripe: toda pessoa que apresentar doença aguda de início súbito, com febre, tosse ou dor de garganta, acompanhado de, ao menos, um destes sintomas: cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos) e artralgia (dor nas articulações). Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente com síndrome gripal, permaneça em casa durante os dois dias após o início dos sintomas, período em que está transmitindo o vírus ou até 24 horas após cessar a febre.

Secretaria da Saúde – Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) Governo do Rio Grande do Sul
Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 02 maio 2018 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop