IBIRUBÁ – Energia que transforma atividades habituais

O cooperante Arni Fioreze, mais conhecido como Neco, do interior de Tapera, tem em sua atividade um importante exemplo de como a energia elétrica contribui para o conforto e a agilidade nas atividades rurais, além de proporcionar novos ofícios. Mesmo tendo na lavoura sua principal fonte de renda, a apicultura é a atividade preferida de Seu Neco. Ele aprendeu o ofício com o pai na adolescência. “Somos entre quatro irmãos, o pai sempre teve abelhas e o único que seguiu os passos do pai fui eu. Comecei com uns 14, 15 anos, e estou até hoje”, explica.

As técnicas de cultivo do apiário e colheita do mel são simples. Porém, a energia elétrica que a Coprel leva até a propriedade de Neco Fioreze proporcionou o início de um novo ofício: a fabricação de colmeias de madeira para comercialização. “Sem a energia da Coprel não teria nem começado. Só para a fabricação das colmeias e corte de madeira, são três motores elétricos necessários”, avalia o cooperante. Ele gosta tanto da atividade que a vê mais como lazer do que trabalho. E a comercialização do mel e das colmeias ainda proporciona uma renda extra: “as despesas da casa eu pago com a venda do mel”, finaliza Seu Neco.

Quem estiver interessado em adquirir os produtos (mel ou colmeias) do apicultor entrevistado para essa reportagem, pode contatar pelos fones (54) 3385 1390 ou (54) 9170 1567.

(Assessoria de Imprensa – Coprel)