IBIRUBÁ – Tarifa de energia da Coprel reduz 30%

Postado em 06 abril 2013 07:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Após mais de dois meses de intensa reivindicação das cooperativas de energia, lideradas pela Infracoop – Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura, com o governo federal e a agência reguladora – a ANEEL, foi publicada a Resolução nº 1496/2013 que beneficia os cooperantes /consumidores da Coprel Cooperativa de Energia, com o desconto na tarifa de energia elétrica. Esta redução, de 30% no valor da fatura, entra em vigor para a energia consumida a partir de 03 de abril de 2013.

A presidente Dilma Rousseff anunciou o benefício, com o objetivo de aumentar a competitividade do Brasil. Agora os cooperantes da Coprel também serão beneficiados, inclusive aqueles que estão na classe industrial e comercial. “A sensibilidade da diretoria da Aneel e principalmente do seu diretor relator, André Pepitone da Nóbrega, fez com que o pedido das cooperativas do sistema Infracoop fosse atendido. Isso para as cooperativas que não tem processo de revisão tarifária vencida” ressalta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, que também preside a Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS) e a Infracoop. Stefanello esteve desde janeiro em conjunto com a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e demais lideranças cooperativistas, trabalhando para a agilização do processo de redução tarifária.

Essa conquista de inclusão das cooperativas na redução das tarifas foi, segundo Stefanello, com a aprovação da Lei nº 12.783, de janeiro de 2013, que contou com emendas e o apoio da senadora Ana Amélia Lemos e dos deputados Marco Maia, Luiz Carlos Heinz, Elvino Bonh Gass e Giovani Cherini. “Temos ainda o desafio no Congresso Nacional, de aprovar as emendas da MP 605 que trata da destinação de recursos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) o que é muito importante para o setor”, ressalta Stefanello.

Stefanello reforça ainda que para reduzir a tarifa, o governo reduziu os encargos setoriais e o valor da compra de energia e, ainda as cooperativas têm a subvenção da CDE. “Por isso, a redução das tarifas não implica em redução dos investimentos da Coprel. Os 21 milhões de investimentos projetados para 2013 vão acontecer”, finaliza Stefanello.

(Assessoria de Imprensa – Coprel)

Postado em 06 abril 2013 07:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop