Toxoplasmose preocupa população e médico pede cuidado com alimentos crus ou mal lavados

Postado em 26 abril 2018 13:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A confirmação de 51 casos de toxoplasmose em Santa Maria, na última terça-feira (24), colocou em alerta a população gaúcha. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. O Dr. Alberi Grando explica que o protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em qualquer tipo de animal, e não somente em gatos.

O contágio da toxoplasmose pode ser congênito (da mãe para o feto) ou adquirida, por meio da ingestão de oocistos (onde o parasita se desenvolve) provenientes do solo e areia contaminados com fezes de animais infectados e ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro. O médico esclareceu que a toxoplasmose não passa de pessoa para pessoa. Apesar de não ter nenhum registro da doença em Passo Fundo, a população pode se precaver não ingerindo carnes cruas ou mal cozidas, comendo vegetais e frutas bem lavados, evitando contato com fezes de gato e outros e não deixar que o animal de estimação tenha livre acesso à rua para não consumir alimentos contaminados.

Dr. Alberi Grando explicou que o cisto pode se alojar em qualquer lugar do organismo, apresentando os mais variados sintomas, sendo os mais comuns cansaço, febre, mal estar, dores musculares e gânglios inflamados. Pessoas com baixa imunidade estão mais sujeitas a apresentar os sintomas.

Rádio Uirapuru

Postado em 26 abril 2018 13:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop