PASSO FUNDO – Reitor da UPF participou de debate em Seminário Internacional sobre Instituições de Educação Superior em Brasília

Postado em 24 abril 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), professor José Carlos Carles de Souza, participou do Seminário Internacional sobre as Instituições de Educação Superior e Desenvolvimento Regional. O evento, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), foi realizado na Câmara dos Debutados, em Brasília.

O reitor da UPF representou o Comung e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) em uma das mesas do evento que dialogou com demais representantes de Associações Representativas da Educação Superior para tratar do relacionamento entre Parlamento e Instituições de Educação Superior, na perspectiva do Desenvolvimento Regional. O professor José Carlos fez uma explanação sobre o papel do Comung e as ações da UPF, que é uma das universidades comunitárias que integram o Consórcio, composto por 15 instituições de ensino.

Vários aspectos que contribuem para o desenvolvimento regional promovidos pelas universidades comunitárias, em especial pela UPF, foram apresentadas pelo reitor. Entre os exemplos estiveram o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), que proporciona um espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e processos, e estimula e proporciona infraestrutura para a realização de pesquisas nas áreas de tecnologia de informação e software, alimentos, metalomecânica, biotecnologia, energia, saúde e agricultura de precisão.

Na oportunidade, também foram apresentados os Polos de Inovação Tecnológica da UPF, bem como diversas ações e eventos promovidos pela Universidade, como o Logistech, a mobilização pela ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, o projeto Cluster da Saúde, e a mobilização para a criação do Complexo Berço das Águas – Parque Estadual de Uso Sustentável, entre outros destaques.

Também destacou o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para o desenvolvimento e ressaltou que todas as universidades comunitárias participaram do planejamento dos Conselhos e estão envolvidas com os Coredes. “Isto tem feito a diferença fomentando a participação direta das universidades nos Conselhos e no engajamento de assuntos de interesses regional”, ressaltou o reitor da UPF.

O Seminário contou, ainda, com a presença de representantes das Instituições de Ensino Superior, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e de parlamentares. O tema Instituições de Educação Superior e Desenvolvimento Regional é objeto denso de estudo conduzido pelo Cedes com o objetivo de delinear uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o Brasil, inserindo fortemente as instituições de ensino superior como atores-chaves nesse processo, criando-se Centros de Desenvolvimento Regional para elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos. “Esta iniciativa não pode ter rompimento, tem que avançar. O Comung e a Abruc são parceiras dessa iniciativa”, declarou o professor José Carlos.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 24 abril 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop