TAPERA – Pouco mais de 15% da soja foi colhida na região

Postado em 04 abril 2013 07:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A colheita da soja está só começando na área de abrangência da Cotrisoja, o cenário é o oposto do ano passado quando, nesta mesma época, a safra já estava em fase de conclusão.

Conforme o técnico agropecuário da Cotrisoja, Leomar Dresch, a área colhida até agora representa cerca de 15% a 20% do total. Segundo ele, só em Tapera, são 12 mil hectares cultivados com o grão.

Fatores como o sistema de plantio direto, adubação adequada, elevado índice de chuvas, temperaturas amenas e aplicações mais freqüentes de fungicidas mantêm a soja verde por mais tempo.

– As condições de tempo e temperatura são os principais. A umidade combinada com dias não tão quentes faz com que a planta desenvolva todas as fases normalmente – explica.

Apesar da grande incidência de ferrugem asiática na região, que em alguns casos ocasionou perdas de cerca de 10 sacas por hectare, a produtividade é considerada excelente pelo técnico. A média das lavouras colhidas até agora gira em torno de 50 a 80 sacas por hectare, ante uma média de 15 a 50 sacas por hectare registrada na última safra. A qualidade do grão também é satisfatória e a chuva do início da semana não deverá alterar essa condição.

– Mesmo que continue chovendo nos próximos dias, a instabilidade não deve atrapalhar a colheita, pelo contrário. Como algumas áreas ainda estão em fase de maturação, a chuva deve emparelhar as lavouras e proporcionar uma colheita mais uniforme.

(Assessoria de Imprensa – Cotrisoja)

Postado em 04 abril 2013 07:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop