IBIRUBÁ – Normélia Maria Müller é Cidadã Ibirubense

Postado em 29 março 2018 16:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Legislativo ibirubense realizou na noite de segunda-feira (26) sua 3ª Sessão Ordinária de 2018. Na pauta, importante homenagem à Advogada, comerciante e atual Presidente do Lar do Idoso Normélia Maria Müller, que recebeu o título de “Cidadã Ibirubense”. As proponentes foram as vereadoras Maria Ilani Henkes e Marisa Dickel de Oliveira, esta que participou de sua última sessão antes do retorno do vereador Silvestre A. Rebelato. Na noite, a vereadora e Secretária da Mesa Jaqueline B. Winsch fez a leitura de um extenso currículo de relevantes atividades prestadas por Normélia ao município de Ibirubá. Após a entrega da placa em homenagem a ela, foi a vez dos vereadores realizarem seu pronunciamento, os quais enalteceram as boas ações e serviços prestados nos mais diversos segmentos da sociedade.

Curriculum vitae

Nascida em 27/11/1948 em Selbach, Normélia é filha do professor e vendedor José Arno Müller e da dona de casa Irena Müller, sendo a terceira irmã de um total de cinco filhos. Passou a infância, adolescência e parte da vida adulta em Não Me Toque, e, em 1º de maio de 1978, aos 37 anos de Normélia, a família se mudou para Ibirubá.

Em 1979, atuou como secretária no escritório da Augustin em Ibirubá. No mesmo ano, conseguiu retomar os estudos, pois em Não Me Toque havia somente o 2º grau particular. Sendo assim, formou-se no Técnico em Contabilidade na Escola Edmundo Roewer em meio a tantos colegas mais jovens em 1981. Em 82, iniciou a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – Direito em Cruz Alta, onde formou-se em 1987.

Em 89, a convite do então prefeito Mauri Eduardo de Barros Henrich, o Lulo, assumiu a Diretoria da LBA/Núcleo Ibirubá, até 1991. Na mesma época, foi assessora jurídica da Secretaria de Assistência Social, até 1993. Em 1996, lecionou a matéria de Direito e Legislação na Escola Edmundo Roewer para o curso Técnico em Contabilidade. Também a convite do ex prefeito Lulo, assumiu entre 2001 a 2004 a Secretaria de Assistência Social e Habitação Comunitária. Entre 1997 e 2000 assumiu uma cadeira no Legislativo ibirubense, eleita pelo PMDB com 522 votos. Em 2000, foi eleita como suplente de vereadora.

Em seu currículo, também consta um grande número de trabalhos voluntários em prol da comunidade ibirubense. Em 86, a convite do então Promotor de Justiça José Diogo Ribeiro, Normélia auxiliou nos processos de termos de responsabilidade de adoção de crianças e adolescentes adotadas ou em lares substitutos. No mesmo ano, auxiliou no cadastramento dos títulos de eleitor, cadastrando muitos títulos de agricultores para que os mesmos pudessem futuramente utilizar os mesmos para suas aposentadorias. Foi também conselheira tutelar 24 horas entre 1991 e 1997 e, neste tempo, atuou na profissão como voluntária, sem receber nada por 4 anos e meio.

Além disso, é sócia fundadora da Associação Municipal de Mulheres (17/05/1989) e Presidente desta entidade desde 25/01/1994. Foi Tesoureira da OAB Subseção Ibirubá entre 15/11/96 a 27/11/2006. Durante seis anos, foi Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes e voluntária da LFCC por dois anos, onde atuou como Presidente do Conselho Deliberativo e Assessora Jurídica. Foi presidente por um ano do Conselho Municipal da Mulher, dois anos Presidente do PMDB Mulher e dois anos Presidente do PMDB local. Além disso, possui vasta participação em outras entidades representativas do município. Durante sua vida, participou de diversos cursos profissionais e de formação pessoal. Em 4 de março de 2004, organizou, juntamente com demais integrantes, a fundação do Lar do Idoso Aconchego, entidade da qual é Presidente até os dias atuais.

Em seu discurso, Normélia lembrou com emoção do tempo em que Dona Olga Frá acolhia os idosos em sua residência, o que foi a motivação para que ambas lutassem para que o sonho de ter um Lar do Idoso no município de Ibirubá se concretizasse. E, graças a um esforço conjunto de muitas pessoas e entidades, hoje cerca de 50 idosos residem no local, acolhidos com muito carinho e dedicação. Desde 2010 até os dias atuais, Normélia é sócia proprietária da Bell’art Comércio de Artesanato, situada na Rua Sete de Setembro, Centro de Ibirubá.

Em seu discurso, emocionada, destacou que nasceu no município de Selbach e passou boa parte da vida em Não Me Toque, mas diz ter se realizado em Ibirubá, terra de um povo solidário, ordeiro e trabalhador. “Muito obrigada comunidade de Ibirubá por acolher com tanto amor a nossa família, por me oportunizar a servir esta comunidade. Muito obrigada ao Poder Legislativo e as vereadoras proponentes Marisa e Maria Ilani por esta honrosa homenagem. Eu amo servir, eu amo esta terra!”, destacou.

Postado em 29 março 2018 16:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop