PASSO FUNDO – UPF recebe homenagem da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos

Postado em 21 março 2018 07:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Sessão solene ocorreu na noite de segunda-feira, 19 de março, com a entrega de uma placa de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido pela Instituição em favor da comunidade de Passo Fundo e região

Uma sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 19 de março, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, homenageou os 50 anos de criação da Universidade de Passo Fundo (UPF), celebrados neste ano. A entrega de uma placa de honra ao mérito foi feita ao reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, como forma de destacar o trabalho da Instituição no desenvolvimento da comunidade passo-fundense e regional. A solenidade reuniu os vice-reitores de Graduação, Rosani Sgari, de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, além de ex-reitores, diretores de Unidades Acadêmicas e de Campi, coordenadores de curso, professores, funcionários da UPF e lideranças da comunidade. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também acompanhou a sessão.

Proposta pelo vereador Marcio Patussi, a homenagem foi aprovada por unanimidade por todos os legisladores da Casa. Segundo Patussi, é sempre gratificante a Câmara de Vereadores reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que contribuem de forma consistente para o crescimento da cidade. “Não tem como se falar de Passo Fundo e da região Norte do estado sem falar na Universidade. Nestes 50 anos, a UPF deixa muitas coisas boas para a comunidade regional e nada mais justo do que este reconhecimento”, declarou o vereador.

Em seu discurso, o reitor da UPF lembrou um pouco da história da Instituição e agradeceu pelo trabalho das inúmeras pessoas que ajudaram a transformar a Universidade no que ele considera a mais importante e grandiosa obra que a comunidade de Passo Fundo concebeu e que continua construindo diuturnamente. “Temos consciência da importância da UPF e da sua relevante função social para a comunidade, oferecendo múltiplos conhecimentos e proporcionando desenvolvimento social e econômico”, disse. Para o professor José Carlos, essa homenagem sintetiza o sentimento da comunidade de Passo Fundo pela obra que é a UPF. “Por tudo isso, a UPF desperta em todos o sentimento de orgulho e de gratidão. Orgulho dos milhares de alunos que frequentaram os seus cursos, dos funcionários e professores que atuam na sua permanente construção, tornando-a melhor a cada período, orgulho da sua comunidade, que, incessantemente, com ela interage, contribuindo com o seu crescimento e desfrutando dos benefícios decorrentes desse processo”, acrescentou.

A UPF, conforme o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, foi o grande marco do desenvolvimento da cidade e de toda metade norte do estado. “Homenagear a Universidade é valorizar tudo aquilo que houve de crescimento e de desenvolvimento em Passo Fundo e todo norte do estado nos últimos 50 anos”, enfatizou Luciano.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Daneli, também salientou que a cidade cresceu com a Universidade, formando profissionais e contribuindo para que Passo Fundo seja polo em diferentes áreas. “Passo Fundo é o que é em virtude da UPF, que trouxe o desenvolvimento”, destacou o vereador.

Para a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, a homenagem revela o quanto a Universidade contribuiu com o desenvolvimento local e regional, uma vez que já formou mais de 76 mil profissionais. “Hoje, passados 50 anos, penso que este é um momento importante de glória, de júbilo a quem muito fez, a quem já foi e a quem virá. É dessa forma que eu vejo a importância deste momento. Estamos muito felizes, vida longa à UPF”, ressaltou Rosani.

A relação da Instituição com a cidade de Passo Fundo e com a região também foi destacada pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo Barcellos. “É importante este momento para ressaltar a relação longa que a cidade tem com a Universidade, e tudo que a UPF fez para essa região, que certamente não seria a mesma se não fosse a Universidade. São 50 anos como Universidade, e mais tempo ainda se contarmos as primeiras faculdades, então, é uma alegria estar aqui celebrando e vendo todo o impacto que isso causou na vida de tantas pessoas”, lembrou Leonardo.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, enfatizou a importância da homenagem. “Há um estreitamento entre a Universidade e a comunidade e nós ficamos muito lisonjeados com essa homenagem que referenda a importância da nossa Instituição nestes 50 anos de história”, reiterou Bernadete.

O vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, lembrou também da importância da UPF para os aproximadamente 20 mil estudantes, quase 1,3 mil funcionários e cerca de mil professores e seus familiares, que dependem da Universidade. “Acho que é muito justo que seja feita essa merecida homenagem, pois a UPF contribuiu para o crescimento de Passo Fundo e região nas áreas da saúde, indústria, serviços, entre outras”, completou.

A sessão solene ainda teve um momento cultural com a apresentação da Big Band Comunitária, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo.

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 21 março 2018 07:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop