CARAZINHO – Câmara presta homenagens pelo Dia Internacional da Mulher

A câmara de vereadores de Carazinho entregou durante sessão solene desta segunda-feira (12) a Honraria Leoni Lemes da Silva, alusiva ao Dia internacional da Mulher. A homenagem era antes denominada ”Mulheres Destaques”, porém, teve uma alteração em 2017 passando a se chamar ”Honraria Leoni Lemes da Silva”, como forma de reconhecimento do Legislativo com a política pública de proteção a mulher.

O nome Leoni Lemes da Silva é um dos muitos casos de mulheres de Carazinho que sofreram violência doméstica familiar e acabou tendo sua vida ceifada no dia 28 de setembro de 2003. Mãe de dois filhos, na época com 13 e 8 anos, tendo como profissão dona-de-casa, que teve sua trajetória de vida interrompida de forma trágica. Na época, não havia a Lei Maria da Penha, nem uma política pública voltada a essas situações, que vieram somente em agosto de 2006, com a sanção da Lei pelo Governo Federal.

O ato contou com a presença do prefeito municipal Milton Schmitz, secretário de educação e cultura Lucas Gabriel Lopes e secretário geral de governo Jorge Dutra.

Homenageadas

As homenageadas pela Câmara de Vereadores foram:

Anelise Schell Almeida, atualmente é secretária municipal de Saúde de Carazinho. Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio (2005), Especialização em Saúde Coletiva: ênfase em sanitarismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen RS (2008), Mestre em Envelhecimento Humano UPF Passo Fundo RS (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde Coletiva e Gestão Pública. Atuou como secretária de saúde nos municípios de Caiçara (2006-2008) e Carazinho RS (2011). Atuou como Coordenadora de Ensino (2012 a 2014) e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da ULBRA Campus de Carazinho (2011 a 2012 e em 2016). Atuou como docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da SETREM em Três de Maio RS (2015) e docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem ULBRA Carazinho RS.

Salete Marines Scherts formou-se como cabeleireira no ano de 1992, onde abriu o próprio salão. Dentre as formações, possui mais de 200 cursos na área de beleza, muitos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Realiza mensalmente o ”Dia da Beleza” no asilo e casas geriátricas do município; diretora da academia ”De A a Z”, que ministra cursos na área da beleza e há quatro anos leva os alunos para realizarem trabalhos voluntários nos bairros carentes da cidade; parceria da Assistência Social, onde oferece para a comunidade cortes, pinturas, maquiagens e todos serviços de salão de forma gratuita, entre outras.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores.