Expodireto 2018 – Terceira fase do Programa Gaúcho para Valorização e Qualificação da Erva-mate é lançada durante a Feira

Postado em 12 março 2018 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Produtores, representantes de entidades e lideranças envolvidas com o setor ervateiro participaram nesta quinta-feira (08/03) da reunião para apresentação da terceira fase do Programa Gaúcho para a Valorização e Qualificação da Erva-mate. O ato foi realizado na Casa da Família Rural, no espaço da Emater/RS-ascar na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O Programa Gaúcho para Valorização e Qualificação da Erva-Mate é uma ação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), executada pela Emater/RS-Ascar, com o objetivo de organizar a cadeia produtiva, criando uma rede entre produtores, viveiristas, indústrias, tarefeiros e entidades de ensino e pesquisa. Através desse trabalho, a intenção é aumentar a produtividade, promover o melhoramento genético dos ervais gaúchos, gerar renda e qualificar a produção da erva-mate.

A primeira fase do Programa serviu para diagnosticar os cinco polos ervateiros do Estado, Planalto/Missões, Alto Uruguai, Nordeste, Alto Taquari e Vale do Taquari, para considerar as potencialidades e os entraves de cada região. Esse trabalho também previu a capacitação de técnicos da Emater/RS-Ascar em boas práticas agrícolas de produção de erva-mate, além dos técnicos e fiscais municipais de saúde e boas práticas de fabricação. A capacitação dos agricultores, tarefeiros e viveiristas em boas práticas de produção está entre os objetivos específicos, bem como a implantação e o monitoramento de Unidades de Referência Técnica.

De acordo com o coordenador estadual do Programa Gaúcho para a Valorização e Qualificação da Erva-mate, o engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar Antonio Carlos Leite de Borba, a segunda fase deste trabalho aconteceu junto aos cinco polos ervateiros do RS, reunindo produtores e lideranças do setor, para traçar estratégias e definir um plano de trabalho que atenda as demandas específicas de cada região.

A certificação das ervateiras, o apoio às associações, o trabalho de resgate genético da erva-mate, a qualificação em boas práticas agrícolas e boas práticas de fabricação, a implantação de Unidades de Referência, a capacitação de agricultores, são algumas das demandas elencadas pelos polos ervateiros para desenvolver a cadeia produtiva. “Iniciamos 2018 colocando em prática a terceira fase do Programa, que consiste em aplicar no campo as ações que foram propostas em cada região, junto com as entidades parceiras, os agricultores, todos os elos envolvidos com a cadeia produtiva da erva-mate”, explicou o Borba.

Autoridades e lideranças do setor participaram da reunião, entre elas o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Osmar Redin, no ato representando o secretário, Tarcísio Minetto, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, o presidente do Sindimate/RS, Álvaro Pompermayer, o vice-prefeito de Ilópolis, Fernando da Ponte, o representante do Ibramate, Paulo Lima, o analista da Embrapa Florestas, Emiliano Santarosa, e a representante dos cinco Polos Ervateiros do RS, Selia Felizari.

Para o diretor da Emater/RS, o Programa une as entidades e direciona o trabalho envolvendo a erva-mate do RS. “O Programa consolida as ações que vinham sendo realizadas nas diferentes regiões, pelas entidades ligadas ao setor ervateiro. A erva-mate é uma atividade de grande importância econômica e social e foi por essa razão que a Emater, junto com a SDR, lançou esse projeto visando organizar a atividade, buscar a igualdade, a estabilidade de mercado. Uma política de estado como esta, que pensa no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, agricultores, indústria, deve ter continuidade, para que todos os elos tenham segurança na atividade, com garantia de mercado e geração de renda”, enfatizou Lino Moura.

O chefe de gabinete da SDR expressou a satisfação pelo andamento do Programa. “Estamos felizes em poder iniciar a terceira etapa do Programa, que foi lançado há apenas um ano. Isso significa que esta ação está caminhando bem. A erva-mate é uma cadeia produtiva muito importante, envolve em torno de 14 mil famílias, nos cinco polos ervateiros. A intenção do Programa é unir os elos da cadeia, para trabalhar com a qualidade, agregar valor aos produtos e desenvolver essa atividade em todo o Estado”, salientou Redin.

Marcela Buzatto – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto

Postado em 12 março 2018 06:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop