Expodireto 2018 – Silo Secador segue como atrativo da Emater/RS-Ascar na Expodireto

Postado em 08 março 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O silo secador e a armazenagem de grãos na propriedade são assuntos que já estão há alguns anos presentes no Espaço da Família Rural, área da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2018, no entanto, continuam sendo um espaço muito visitado e requisitado pelos agricultores, que buscam informações. Neste ano, também está presente uma minifábrica de ração. Os interessados no assunto, podem visitar a parcela até a próxima sexta-feira (09/03), no parque da feira.

O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Idanir Bianchetti explica sobre construção, viabilidade e vantagens dessa tecnologia, que é o silo secador de grãos. “A ideia é de que o produtor produza, armazene e transforme o grão em ração, com autonomia e economia, dentro da sua propriedade. Com o milho e a soja, ele tem mais de 90% dos ingredientes na propriedade para fazer a fabricação da ração”, explica Bianchetti.

Com a armazenagem na propriedade, o técnico reforça que o produtor chega a ganhar de R$5 a R$10 a mais por saco de milho, por exemplo, “e ainda fica com o resíduo, que pode usar para alimentação dos animais”, acrescenta. “Se levar os grãos para um cerealista, esse resíduo será descontado como impureza. Levando em consideração toda a economia que se tem e agregação de valor aos grãos, em três anos o investimento se paga”, avaliou Bianchetti.

Outras vantagens apresentadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar aos visitantes sobre ter a armazenagem de grãos na propriedade são a manutenção da qualidade do grão e a autonomia. Eles explicam que ter o produto nas mãos e vender quando se quer, quando o preço está melhor, faz toda diferença.

Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto

Postado em 08 março 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop