Expodireto 2018 – Emater/RS-Ascar divulga Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar na Feira

Postado em 08 março 2018 06:36 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Emater/RS-Ascar organizou um espaço específico durante a Expodireto Cotrijal para divulgar o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. O Programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), é executado pela Emater/RS-Ascar e tem o objetivo de promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares do RS, através do acompanhamento da execução dos planos de gestão, das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) e da construção de indicadores de impactos econômicos, sociais e ambientais. As famílias de agricultores que visitarem a Expodireto Cotrijal, até sexta-feira (09/03), e passarem no espaço da Emater/RS-Ascar terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa.

De acordo com o coordenador do Programa, Celio Colle, essa metodologia de trabalho busca inovar a forma de atuação dos técnicos de extensão rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais, para qualificar o processo de tomada de decisão, e, dessa forma, contribuir com a geração de políticas públicas, aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais. O desenvolvimento do Programa acontece em quatro fases, a partir da divulgação e seleção das famílias, do levantamento dos dados socioambientais e econômicos, da elaboração do plano de gestão e da execução deste plano, através das ações de ATERS, com avaliações e repactuações anuais com a família envolvida. O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar iniciou em 2016 e deve vigorar até 2019. A meta é sensibilizar 40 mil famílias, com a adesão mínima de 20 mil famílias em todos os municípios do Estado.

“Um dos pontos fortes do Programa é o diagnóstico, que permite à família entender como está a propriedade rural, em seu aspecto social, ambiental e econômico. Além disso, a elaboração do plano de gestão auxilia o agricultor com o planejamento e a Extensão Rural pode ajudar a resolver os problemas e buscar soluções”, analisou Colle. Segundo ele, o planejamento realizado pelas equipes da Emater/RS-Ascar junto às famílias deve responder a três princípios: “onde queremos chegar?”, com a definição de um objetivo mensurável; “onde estamos?”, traçando os pontos fortes, as limitações, ameaças e oportunidades; e “como chegar lá?”, através do plano de gestão, utilizando as estratégias, os atores e recursos necessários para alcançar o objetivo.

Marcela Buzatto – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto

Postado em 08 março 2018 06:36 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop