Outono começa com chuva e terá grandes variações de temperatura no RS

Postado em 23 março 2013 08:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O outono, que começou às 8h02 da quarta-feira (20), caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno e não terá a influência dos conhecidos fenômenos El Niño ou La Niña, já que o Oceano Pacífico Equatorial seguirá sob uma condição de neutralidade. “Quando não há El Niño e La Niña, costumam ocorrer extremos típicos dos dois fenômenos no Rio Grande do Sul, ou seja, a atmosfera não tem padrão bem definido”, explica o meteorologista e diretor—geral da MetSul, Eugenio Hackbart.

Por um lado, a distribuição regional da chuva fica mais irregular, como quando há La Niña, mas ocorrem períodos bastante chuvosos e de chuva muito acima da média, como em eventos de El Niño. É o cenário esperado para a precipitação neste outono de 2013, antecipa Hackbart, com alguns períodos secos e a expectativa de chuva mais abundante e que pode ser até excessiva em algumas áreas, com risco de cheias, na segunda metade da estação.

A MetSul explica que o clima não tem um calendário perfeito e que o maior exemplo é a chegada de condições outonais mais cedo neste ano. Historicamente, contudo, o outono possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando o ingresso de ar polar já provoca temperatura mais baixa. As mínimas, em alguns dias, já se aproximam de 0ºC nos Aparados da Serra.

Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno. É justamente na segunda quinzena de maio, apesar do calendário ainda indicar outono, que tem início o chamado inverno climático com temperatura média menor e aumento significativo no número de dias com geada.

VERANICO DE MAIO

O começo antecipado do outono neste março ameno no Rio Grande do Sul, porém, não significa que o calor ficou para trás. Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer em 2013. Hackbart recorda os casos de 1964, 1990 e 1992, quando houve dias de muito frio no Estado em março. Nos três anos, em abril, houve dias de calor, em alguns casos até intenso, sobretudo na primeira metade do mês. Quando há um período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos.

Comum no outono é a ocorrência de bruscas mudanças de temperatura. “Muitas vezes na estação frentes frias avançam e as marcas nos termômetros que podem estar acima de 30ºC no Rio Grande do Sul imediatamente antes da chegada da frente podem cair para valores entre 0ºC e 10ºC poucas horas após a passagem do sistema. Estas mudanças não raro são acompanhadas de vento forte de Oeste a Sul, do tipo Minuano.

Rádio Fandango – Cachoeira do Sul

Postado em 23 março 2013 08:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop