PASSO FUNDO – Aula Magna marca início do ano letivo na UPF

Postado em 21 fevereiro 2018 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os desafios de uma universidade foram destacados pelo palestrante do evento, professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia

A Aula Magna da Universidade de Passo Fundo (UPF) marcou o início das atividades acadêmicas na Instituição, que, neste ano, comemora 50 anos de história. O evento ocorreu na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro, e foi promovido pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), por meio do Programa de Formação Docente da UPF. A conferência abordou a temática “O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança” e foi ministrada pelo professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia.

O evento objetiva proporcionar um espaço de integração entre os professores da Universidade, além de favorecer a reflexão sobre as atividades na docência. “É uma alegria para a Universidade de Passo Fundo, no ano em que completa seu cinquentenário, abrir o ano letivo com uma aula magna pautada exatamente no debate sobre o papel da universidade e que propõe uma reflexão sobre o que é a universidade e sobre como nos encontramos nesse espaço como professores e integrantes da gestão. Tenho absoluta certeza de que os colegas tiveram a oportunidade de trocar experiências, o que traz ganhos pessoais, profissionais e, sem dúvida nenhuma, institucionais”, afirmou o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza.

A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, ressaltou que essa iniciativa reitera o compromisso da Instituição em promover continuamente discussões acerca da prática pedagógica do professor universitário, em favor da qualidade educativa e da formação de profissionais comprometidos com a comunidade, que é a principal missão da Universidade. “Nossa Instituição tem a tarefa ímpar de renovar e inovar seu compromisso com a missão da Universidade. Nos cabe repensar, questionar e discutir, até porque as tendências do mercado hoje apontam distintos caminhos e uma instituição precisa fazer questionamentos e encontrar respostas. Esperamos que esse momento tenha suscitado nos professores mais inquietações com relação à missão, ao que é de fato uma universidade e aos desafios que a envolvem”, destacou Rosani.

Acompanharam a cerimônia de abertura da Aula Magna a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Maristela Capacchi, o vice-reitor de Pesquisa de Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior.

Também participaram do evento professores da UPF, diretores das unidades acadêmicas e dos campi, coordenadores de curso, coordenadores adjuntos e de áreas institucionais, gestores da FUPF, membros do Conselho Universitário, professores do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, coordenadores regionais de Educação de Passo Fundo e região e secretários municipais de Educação de Passo Fundo e da região de abrangência da Universidade, entre outros convidados da comunidade acadêmica.

“O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança”
A conferência, ministrada pelo professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia, abordou especialmente o papel e os desafios de uma universidade. A atividade teve a mediação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UPF), professor Dr. Claudio Dalbosco.

O palestrante buscou discutir a diferença entre função de ensino superior e missão de uma universidade. Essa última, segundo o conferencista, é muito mais complexa e abrangente e tem uma enorme responsabilidade social. Segundo o professor, há uma confusão no Brasil em relação a essas questões que precisa ser superada e esse é o primeiro desafio. O segundo desafio é a questão da qualidade crítica da instituição. “Não basta formar bons profissionais, é preciso formar sujeitos capazes de saber os limites de sua formação”, pontuou Almeida Filho.

A inclusão social foi o terceiro ponto citado pelo palestrante. “Na história do mundo, a universidade tem sido uma instituição elitista. Esse é o momento que o país precisa tomar uma decisão sobre que perfil de cidadão e cidadã busca. A universidade tem várias crises na história e tem cumprido essa função de dar esse tipo de resposta”, ressaltou o conferencista.

Exposições
No hall do Centro de Eventos, os participantes da Aula Magna puderam conferir uma maquete que retrata o Campus I, em Passo Fundo. A obra é alusiva aos 50 anos da UPF e foi construída na disciplina intitulada Maquete II, ministrada pela professora Raquel Rhoden Bresolin, no curso de Arquitetura e Urbanismo (Fear), envolvendo 16 alunos. A maquete ficará exposta no Centro de Eventos ao longo deste ano comemorativo.

O evento também contou com uma exposição de telas, organizada pela coordenadora do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) Tania Aimi e pela coordenadora do curso de Artes Visuais Mariane Loch Sbeghen. A exposição, intitulada “Flashes da memória”, contempla imagens que correspondem à memória da UPF.

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 21 fevereiro 2018 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop