CRUZ ALTA – Diocese de Cruz Alta lança hoje Campanha da Fraternidade 2018

Postado em 14 fevereiro 2018 06:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em conformidade com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Diocese de Cruz Alta lança, no dia 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é Fraternidade e Superação da Violência e lema “Vós sois todos irmãos”.

Entendendo que a violência apresenta-se nas mais variadas formas: física, psicológica, institucional, sexual, de gênero, doméstica, simbólica, entre outras, a intenção desta Campanha é envolver toda a sociedade para, juntos, buscar formas de superá-la. Superar as várias faces da violência é tarefa de todos. Exige o compromisso de cada cristão e cristã no enfrentamento das múltiplas formas de ofensa à dignidade humana que se naturalizam escandalosamente em nossa sociedade.

Para o Bispo Dom Adelar Baruffi, a Campanha da Fraternidade deste ano provoca a todos para uma construção de caminhos de superação da violência e mostra o amor como antídoto. “Ele é a base para a convivência humana fraterna e solidária. Só a lógica do amor é eficaz diante das ações violentas. ‘Vós sois todos irmãos’ (Mt 23,8), disse Jesus.

Segundo ele, os valores cristãos da fraternidade universal, da dignidade e sacralidade da vida humana, a misericórdia e o perdão, estão entre as principais contribuições que podemos oferecer, como cristãos, para a superação da violência. “Para edificar a paz é preciso eliminar as causas das discórdias entre as pessoas. As grandes desigualdades econômicas, a ambição do poder, as discriminações, a cultura do “descarte” que não valoriza a pessoa humana, são algumas das causas da crescente violência”, ressalta.

Dom Adelar nos convida para, neste tempo quaresmal, caminharmos com Jesus. Ele, que ao vir a este mundo foi vítima do ódio humano. “Aprendamos d’Ele a superar todo o mal pelo bem. Com a força do Ressuscitado, unamo-nos na construção da paz”, finaliza.

Lançamento Oficial

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade da Diocese de Cruz Alta será no dia 14/02, às 09h, com Café da manhã com a Imprensa. Nesta oportunidade serão expostas as linhas de ações que serão desenvolvidas pela Diocese de Cruz Alta em comunhão com toda a Igreja no Brasil, como forma de superar a violência.

Neste ano, estaremos contando, também, com a presença de autoridades civil e militares de nossa cidade para, juntos, discutirmos formas de superar a violência.

O que é a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Assessoria de Comunicação Diocese de Cruz Alta

Postado em 14 fevereiro 2018 06:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop