NÃO-ME-TOQUE – Não deixe o Aedes aegypti tomar conta do Município

O verão está aí, e com ele também aumenta a quantidade de alertas de prevenção ao surto de dengue. Por esse ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti é ampliada. Além da dengue, existe o temor pela zika e chikungunya.

Pelo último levantamento (Lira) realizado no município de Não-Me-Toque o nível de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti é médio, mas nesta época o calor sempre aumenta as coletas nos pontos estratégicos, a cada 21 pontos 6 amostras são positivas para aedes aegypti no momento.

Conforme a equipe da Secretaria de Saúde a população deve estar preparada para possíveis casos de dengue no Município, com a chegada da Expodireto Cotrijal, período no qual pessoas de diversas regiões do país circulam pelo Município aumentando o risco de desenvolvermos vários agravos à saúde, inclusive as doenças transmitidas pelo Aedes já que temos a presença do vetor transmissor circulando em nosso meio ambiente.

FAÇA SUA PARTE!
Elimine todos os possíveis criadouros do mosquito em sua casa, para isso mantenha seu pátio limpo sem água parada e destine o seu lixo corretamente! Veja algumas dicas:
• Evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas;
• Guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo;
• Manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água.
• Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas.
• O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito.
• Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; ralos devem ficar fechados e desentupidos.
• Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.

Combater o mosquito é um dever de todos.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque