Expodireto Cotrijal 2018: foco da Emater/RS-Ascar será produção e renda com sustentabilidade

Postado em 09 fevereiro 2018 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Extensão Rural: produção, renda e sustentabilidade. Esse será o foco das ações da Emater/RS-Ascar durante a Expodireto Cotrijal, de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque. Quem visitar o Espaço da Família Rural vai encontrar várias opções para produzir, com renda e de forma sustentável. Ao todo, serão 17 parcelas temáticas, além de palestras e oficinas.

“A Emater tem o protagonismo de mostrar para o agricultor familiar o que ele pode fazer para transformar a sua vida para melhor. Este ano, a intenção é trabalhar mais fortemente na feira a produção sustentável e a gestão da propriedade”, adiantou o presidente da instituição, Clair Kuhn.

Kuhn ressaltou que a intenção é fazer ainda um balanço do Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, lançado em 2016, e executado deste então pela Emater/RS-Ascar. Segundo ele, o programa possui mais de mil cases de sucesso em todo o Estado. “São várias as experiências nesse um ano de atividades e com resultados expressivos. A ideia é apresentar alguns desses cases durante a feira”, afirmou Kuhn.

Preparativos

Os trabalhos de preparação do Recanto Temático, outro espaço disputado pelos visitantes, também estão em ritmo acelerado. Conforme Celso Siebert, que atua na coordenação de infraestrutura da Emater na Expodireto Cotrijal, na área de cerca de mil metros quadrados o público vai se deparar com alternativas e práticas de uso e manejo sustentável, que promovam a redução da emissão de gases de efeito estufa. Ao todo, serão mais de 20 cenários, com o tema Efeito Estufa – Agricultura de baixo carbono, em parceria com a Cotrijal, Mapa e secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Dentre as inovações projetadas para a Expodireto 2018, está a transferência do espaço Turismo Rural para próximo da entrada do Portão 2, no acesso dos agricultores que chegam em excursões para visitar a área da Emater/RS-Ascar.

Programe-se!

Terça-feira (06/03)
8h – Café com Leite para a Imprensa (mediante convites)
Local: Casa da Família Rural Emater/RS-Ascar
14h –  3º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água: a mitigação da compactação do solo e da erosão hídrica no sistema Plantio Direto
Local: Auditório Central

Quinta-feira (08/03)
9h – 11° Fórum Florestal: Agricultura de Baixo Carbono
Local: Auditório Central

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 09 fevereiro 2018 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop