CRUZ ALTA – No Dia Mundial do Rim comunidade participou de atividades desenvolvidas pelo HSVP

Postado em 18 março 2013 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano, duas em cada 10 mil pessoas sofrem de doença renal, o número equivale ao de quem sofre ataque cardíaco. Diante desse elevado índice é necessário que orientações sejam repassadas à população, para que ela habitue-se a realização de exames voltados à identificação da doença renal, como por exemplo, o de creatinina. Segundo o médico nefrologista e diretor técnico da Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Paulo Ricardo Moreira a creatinina é produzida pelos músculos e liberada através da urina e por meio de um exame sanguíneo que mede os níveis de creatinina é possível verificar as condições renais do paciente. “É importante trabalharmos a prevenção da doença renal, pois a maioria dos pacientes procura auxílio médico quando já se encontra em adiantado estado de falência renal. O exame é um importante aliado no diagnóstico precoce da doença”, destaca ele.

Com o slogan “Pare de agredir seu rim”, a campanha desse ano, teve o dia 14 de março dedicado a diversas ações. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta foi promovida uma atividade aberta para a comunidade que proporcionou esclarecimentos, distribuição de folders informativos, realização de testes de glicose, verificação de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, triagem da doença renal crônica e avaliação com equipe multidisciplinar.

A responsabilidade da realização do evento ficou a cargo da Unidade de Terapia Renal que contou com diversos apoiadores: os médicos nefrologistas da Unidade – Paulo Ricardo Moreira, Eduardo Pinto de Campos e Jorge Bandarra Westphalen; os diversos trabalhadores do HSVP – enfermeiras, técnicas de enfermagem, secretárias, equipe de manutenção, motoristas, assessoria de comunicação, assistente social, equipe de nutrição e dietética, equipe de higienização; a Sociedade Brasileira de Nefrologia, responsável pelo envio de material gráfico; e Associação dos Médicos do Hospital São Vicente de Paulo (AMVICA), como patrocinadora.

(Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta)

Postado em 18 março 2013 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop