TAPERA – Prefeito pede ao secretário de Segurança a remoção do Comandante dos Bombeiros

Postado em 16 março 2013 09:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em sua viagem a Porto Alegre na terça-feira (12), o prefeito Ireneu Orth manteve encontro com o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Aloisio Michels, oportunidade em que relatou fatos que envolveram o comandante do Corpo Misto de Bombeiros, tenente Borella, especialmente os relacionados a um jantar dançante que a comunidade de São Pedro estava realizando no sábado (09).

Falando em nome da comunidade taperense, o prefeito adiantou que a manutenção do tenente Borella à frente do Corpo Misto de Bombeiros está se tornando insustentável, ao mesmo tempo em que pediu a sua imediata remoção. A situação, segundo o prefeito, ficou agravada a partir da tragédia de Santa Maria, quando o comandante passou a exercer certo grau de autoritarismo impedindo a realização de toda a espécie de eventos que fazem parte do calendário de eventos, provocando um clima nada compatível com a comunidade taperense.

No episódio de São Pedro, mesmo que a comunidade tivesse se adequado às normas estabelecidas pelos Bombeiros, autoritariamente, duas horas antes do início do jantar, o tenente se deslocou até o pavilhão da comunidade, anunciando que o evento não poderia ser realizado porque as exigências não teriam sido atendidas. Na ocasião por pouco não houve um enfrentamento dos policiais com membros da comunidade a quem foram proferidas ameaças, ofensas e calúnias, usando, inclusive, indevidamente o nome do representante do Ministério Público com ameaças de prisão, além de interdição do pavilhão.

O evento mesmo assim se realizou, com a interferência do prefeito Ireneu Orth e do Coordenador da Defesa Civil Volmar Kuhn, para evitar maiores prejuízos à comunidade.

Atendendo solicitação do próprio secretário, no dia 14, o prefeito enviou o ofício 071/2013, relatando todos os fatos, ponderando que no início de 2012, foi realizada uma reunião entre os oito prefeitos dos municípios atendidos pela corporação e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Cel Lampert, restando acordado que o Ten Borella seria removido, diante das ocorrências que já eram freqüentes àquela época.

Ao final do ofício o prefeito pondera que é imprescindível e necessário, pelos fatos narrados e incompatíveis com a Corporação do Corpo de Bombeiros, que o seu Comandante seja transferido com a maior brevidade possível de nosso Município.

A resposta do secretário de Segurança foi recebida pelo prefeito na manhã desta sexta-feira (15), nos seguintes termos:
“Recebido, Sr. Prefeito. Vamos avaliar com o comando da BM e lhe dar retorno.. Atenciosamente, Airton Aloisio Michels – Secretário de Segurança Pública do RS”.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Postado em 16 março 2013 09:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop