PASSO FUNDO – Veículos automotores que circularem em ciclovias ou caminhódromos vão ser multados

Postado em 24 janeiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A ciclovia surgiu em Passo Fundo para estimular a população a usar a bicicleta para lazer, esporte e transporte. Desde o início, teve uma boa aceitação da comunidade. Passo Fundo absorveu muito bem a cultura da bicicleta. Com as ciclovias também foram implantados os caminhódromos, outro espaço destinado a atividades, mas especificamente para pedestres.

Passados três anos desde a inauguração da primeira ciclovia, são comuns os relatos do uso inadequado dos espaços, como ciclistas em alta velocidade e até mesmo motociclistas na pista destinada às bicicletas. Pais que costumavam levar os seus filhos para andar de bicicleta estão evitando esses lugares pela falta de segurança.

Em entrevista à Uirapuru, a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito da prefeitura, Raquel Rubio, contou que por algumas vezes os agentes de trânsito flagram situações como de motociclistas circulando em ciclovias e acabam autuando e multando esses veículos.

Frisou que é proibido a circulação de qualquer veículo automotor tanto nas ciclovias e ciclofaixas quanto no modal pedestre, a não ser em cruzamentos. É o mesmo que é o mesmo que dirigir na calçada, portanto a infração gravíssima. Também é proibido o estacionamento nesses locais.

Os agentes têm toda autonomia para autuar motoristas que praticarem essas infrações. Raquel contou que dentro do Plano Municipal de Educação para o Trânsito há vários projetos que tratam dessa questão. Pelo projeto “Amigos do pedal” se busca sensibilizar motoristas de cargas e de passageiros de como é estar na pele dos ciclistas, assim como os ciclistas são colocados no lugar dos condutores coletivo e caminhões.

Outra ação é o trabalho com as bicicletas compartilhadas, pela qual a equipe de educação para o trânsito enfatiza que a bicicleta é um veículo como qualquer outro que deve respeitar todas as regras de trânsito, como parar no semáforo e não andar pela contramão.  Destacou que em 2017 não houve registro de vítimas fatais com motocicletas em Passo Fundo, no ano anterior foram confirmadas duas mortes no perímetro urbano.

Rádio Uirapuru

Postado em 24 janeiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop