Rota das Terras Encantadas participa da reunião do Conselho Estadual do Turismo

Postado em 16 março 2013 08:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na tarde de quarta-feira (13), reuniu-se pela primeira vez o Conselho Estadual de Turismo (Conetur), encontro este que teve como principal tema a aprovação do Regimento Interno do Conselho, bem como a apresentação do Programa RS Mais Turismo e a discussão da instalação de comissões e Câmaras Temáticas para o setor.

Representando a região da Rota das Terras Encantadas, estiveram participando o presidente Vilson Roberto Bastos dos Santos e a diretora de Turismo e membro do Conselho Estadual do Turismo, turismológa Carolina Lopes, que participaram das atividades, inclusive das votações que definiram as atividades em prol do turismo do Estado.

A secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, presente ao evento, destacou a importância da atividade. “Hoje é um dia histórico para todos nós. Estamos consolidando o esforço de colocar a serviço dos gaúchos este instrumento que está em poder da sociedade civil e todos os setores que constroem o turismo em nosso Estado”. Abgail ressaltou os investimentos promovidos pelo Estado, como os R$ 4 milhões aplicados em promoção dos destinos gaúchos nos mercados nacionais e internacionais, trabalho este que será fortalecido com a visitação e o trabalho que a Setur (Secretaria de Estado do Turismo) realizará através de visitas técnicas nas 26 regiões turísticas do Estado.

Na sequencia das atividades, o secretário adjunto da Setur, Márcio Cabral, explicou ao Conselho estratégias para monitorar a execução do Plano Diretor do Turismo, composto pelos plano de Desenvolvimento e de Marketing. Cabral destacou que o RS Mais Turismo é um conjunto de ações que colaboram para a execução do Plano e que contempla três programas – de fortalecimento da Gestão do Turismo, de qualidade da Oferta Turística e o de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo – além do Prodetur RS. O investimento total chega a R$ 25 milhões.

O Programa de Fortalecimento da Gestão do Turismo engloba o índice de competitividade das regiões, o sistema de monitoramento das ações, além de integrar o sistema de gestão do Turismo e a rede virtual de governança. Já o Programa de Qualidade da Oferta Turística e de Promoção prevê o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos turísticos, a qualificação profissional e empresarial, a qualificação da infraestrutura básica e turística, o prêmio de Inovação no Turismo, o cadastramento e legalização dos empreendimentos turísticos e o fomento aos investimentos da iniciativa privada.

Por último, o Programa de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo versa sobre o apoio à promoção turística dos produtos, promoção e apoio à comercialização dos destinos gaúchos nos mercados nacional e internacional, além do Sistema de Atenção ao Turista.

No final do trabalho a chefe de gabinete da Setur, Cora Chiappetta, apresentou aos participantes do encontro, a ideia de constituição de Comissões e Câmaras Temáticas relacionadas ao setor as quais destacam-se: Promoção, Segmentação e Apoio à Comercialização, Desenvolvimento Regional, Educação, Copa e Combate à Exploração – com o objetivo de conferir organicidade à estrutura do Conselho.

As comissões são compostas por conselheiros pretendem analisar processos, documentos, normas e legislações pertinentes à politica estadual do turismo. Já as Câmaras Temáticas, compostas por conselheiros e convidados, têm como objeto a identificação e debates dos temas que terão impacto na consecução da política estadual do turismo.

Segundo o presidente do Comaja, Vilson Roberto Bastos dos Santos, este será um importante momento para o Turismo do RS, assim como aos municípios Consorciados ao Comaja – Rota das Terras Encantadas, pois a criação do Conselho Estadual implica na fomentação da atividade turística e no fortalecimento, tanto econômico quanto social da atividade. “Para nós, a parceria com a Secretaria de Turismo, no que se refere à visitação em nossa região e no auxílio do mesmo na implantação dos Planos Regionais do Turismo, será um ponto `chave` no avanço regional. Assim como a criação das Câmaras Técnicas junto ao Estado, as quais poderão ser compostas por diferentes membros do trade turístico”, disse.

Postado em 16 março 2013 08:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop