CARAZINHO – Aula Magna de enfermagem aborda Legislação e Ética na profissão

Postado em 16 março 2013 08:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite de quinta-feira (14), o curso de Enfermagem da ULBRA Carazinho promoveu a Aula Magna com a palestra do Presidente do Coren – RS, Ricardo Rivero, que abordou a Legislação e Ética na profissão.

Egresso da ULBRA Canoas do curso de Enfermagem em 2006, Rivero defende o trabalho que vem sendo realizado frente ao Coren – RS quanto à divulgação do código de ética e legislação para os profissionais de enfermagem, que atualmente são representados por 130 mil profissionais enfermeiros no estado.

O presidente do Coren-RS ressaltou que hoje o profissional de enfermagem está à frente de todos os programas de saúde, incluindo saúde pública, por isso é importante abordar esta temática também frente aos estudantes de enfermagem. “Os novos formadores de opinião e futuros gestores da saúde são os estudantes que hoje estão aqui acompanhando a aula magna”, completou Rivero.

Além da legislação e ética na profissão, Rivero debateu também a importância do Coren para o profissional, a responsabilidade intransferível do profissional de enfermagem, os novos desafios para a profissão e o mercado de trabalho. “Hoje o campo de trabalho para o enfermeiro está mais amplo, o profissional pode atuar na área de educação, home care, saúde pública, em empresas que trabalham com esterilização de materiais hospitalares e também em cooperativas”, destacou.

A professora da disciplina de Legislação do curso de Enfermagem da ULBRA Carazinho, Carla Andréa Kerber, ressaltou que é um presente aos acadêmicos poder discutir diretamente com o presidente do Coren – RS as questões pertinentes ao assunto. “Meus alunos foram instigados a pensar criticamente ações legais e discutir sobre a temática”, relatou a professora da ULBRA.

O evento que contou com a presença de acadêmicos da ULBRA, estudantes de outras instituições, egressos e profissionais da área da saúde, cumpriu com o objetivo de despertar, esclarecer e politizar os alunos e demais presentes sobre os direitos e deveres da profissão, provocando reflexões sobre o tema.

(Assessoria de Imprensa – Ulbra Carazinho)

Postado em 16 março 2013 08:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop