PASSO FUNDO – UPF oferece especialização na área de políticas e gestão da Educação

Postado em 23 janeiro 2018 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) oferece a quarta edição do curso de Especialização em Políticas e Gestão da Educação. O curso habilita os alunos para atuarem como especialistas na área de políticas e gestão da educação. As inscrições estão abertas e as aulas iniciam em março de 2018.

O campo das políticas e da gestão da educação é um dos indicadores da qualidade educativa e apresenta várias inquietações e desafios que suscitam estudos e pesquisas. “A proposta do curso objetiva proporcionar aos participantes formação teórica, prática e técnica e contribuir para a formação do especialista pesquisador nessa área do conhecimento”, informa uma das coordenadoras do curso, professora Dra. Luciane Bordignon.

A especialização é destinada para professores e egressos dos cursos de licenciaturas. A abordagem do curso está ancorada na perspectiva da educação como prática social constitutiva e constituinte e como processo de socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem e a escola como espaço privilegiado de produção e apropriação do saber. “As políticas e a gestão da educação e, especialmente, da educação básica, se explicam na relação com o contexto histórico, cultural e social, com as decisões político-pedagógicas e com as necessidades da sociedade e efetivamente implicam a qualidade educativa”, ressalta a coordenadora.

Tanto as políticas quanto a gestão, quando mobilizadas e orientadas por processos democráticos, asseguram legitimidade, sentimento de pertença dos sujeitos e formação cidadã. A contextualização, a problematização, a investigação, a relação teoria/prática, o diálogo e o registro, entrelaçados, constituirão a identidade metodológica do curso. “Esse curso traz elementos teóricos que proporcionam elementos importantes para a prática, qualificando a nossa gestão. É um curso que qualifica por meio do viés reflexivo, participativo, dialógico e de emancipação do sujeito”, comenta Ádria Brum de Azambuja, aluna da edição anterior dessa especialização.

Funcionamento e inscrições
As aulas, que ocorrem na Faed, Campus I da UPF, iniciam no dia 13 de abril de 2018 e serão realizadas nas terças e quartas-feiras à noite. O período do curso é 18 meses.

As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/ensino. Informações pelo telefone (54) 3316-8295 ou pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 23 janeiro 2018 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop