PASSO FUNDO – Mais de uma tonelada de resíduos foram retirados do rio Passo Fundo nas barreiras de contenção

Postado em 23 janeiro 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A preservação do meio ambiente é garantia de melhor qualidade de vida para todas as pessoas. E quando se fala em meio ambiente estão inclusos todos os seus aspectos, dentre eles, os rios. Por conta disso, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza o Programa de Recuperação de Passivos Ambientais (PRPA) do arroio Santo Antônio e rio Passo Fundo, programa este executado pela empresa Via Norte.

O programa consiste em ações para minimizar a poluição dos referidos afluentes no perímetro urbano. Para isso, é estabelecido um cronograma, por meio de um contrato entre a prestadora do serviço e a Prefeitura de Passo Fundo, que tem como objetivo diminuir o impacto da ação antrópica, ou seja, da ação do homem para com a natureza. Foi através desse programa que em 2017 foi recolhida quase 1,2 tonelada de resíduos que ficaram parados nas barreiras de contenção que foram instaladas ao longo do rio.

Estas barreiras de contenção de resíduos ficam disponibilizadas em três pontos diferentes do rio Passo Fundo, e a sua limpeza ocorre duas vezes por mês. Além disso, são disponibilizados sete contêineres em diferentes locais, e próximos às margens do arroio Santo Antônio e do rio Passo Fundo. A troca destes contêineres ocorre semanalmente, totalizando no ano de 2017 a quantidade de 241,58 toneladas de resíduos depositados e coletados. Também faz parte do programa a limpeza das margens do arroio Santo Antônio e rio Passo Fundo, que ocorrem duas vezes por ano por toda a extensão destes afluentes dentro do perímetro urbano. No ano passado foram coletadas 35,46 toneladas de resíduos.

Apesar dessa grande quantidade de lixo retirada ao longo de 2017 é possível perceber que a quantidade vem diminuindo. Avaliando o que foi coletado no ano passado em relação a 2016, houve um percentual considerável de redução: nas barreiras de contenção em 2017 foi coletado um total de 1,196 tonelada de resíduos, enquanto que em 2016 foi coletado 1,639 tonelada. Nesta comparação se verifica uma diminuição de 27% de resíduos de um ano para o outro.

Rádio Uirapuru

Postado em 23 janeiro 2018 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop