PASSO FUNDO – Sobe para três o número de notificações de casos suspeitos de dengue no município

Postado em 12 janeiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na manhã de ontem (10) o Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde recebeu mais uma notificação de caso suspeito de dengue em Passo Fundo. Com isso, são ao todo três nesse ano.

Os dois primeiros são moradores do bairro Santa Marta e o último do bairro Victor Isller. Eles apresentaram febre alta de 39 graus, somada a outros sintomas como dor muscular, dor no corpo, náuseas, vômito, perda de apetite e manchas vermelhas na pele.

A chefe do núcleo, Ivânia Silvestrin, conta que assim que a vigilância recebe as notificações das unidades de saúde, desloca uma equipe de agentes de endemia para o local onde a pessoa com a suspeita da doença reside. Na região, é feita a verificação da existência de focos positivos do Aedes aegypti, que também é o transmissor do Zika vírus e da febre chincungunya.

Se confirmada a presença de larvas ou mosquitos adultos, é feita a pulverização no raio de 150 metros, principalmente para eliminar a fêmea. No bairro Santa Marta não foi encontrado focos positivos.

As suspeitas das duas primeiras notificações devem ser confirmadas na próxima semana. O resultado leva, em média, de 10 ou 15 dias para ficar pronto.

Ontem (10) a vigilância iniciou os trabalhos no bairro Victor Isller. Ivânia frisa que a recomendação para os moradores de todos os bairros é de não manter água parada em nenhuma hipótese, principalmente nessa época em que o controle do Aedes aegypti é mais difícil.

Rádio Uirapuru

Postado em 12 janeiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop