PASSO FUNDO – Usuários do aeroporto reclamam de morosidade para abertura de edital

Postado em 12 janeiro 2018 06:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um mês após assinatura do termo de compromisso entre Governo do RS e União, a comunidade regional ainda aguarda providências sobre o início das obras. Secretaria Estadual de Transportes garante lançamento de edital ainda no primeiro trimestre

No dia sete de dezembro do mês passado, a manchete “Governo do Estado assina termo de compromisso para ampliação do aeroporto de Passo Fundo” deu novo ânimo para uma luta que se arrasta há mais de cinco anos na região. Enfim, a modernização do terceiro maior terminal aeroportuário do RS em número de passageiros sairia do papel, após a liberação de R$ 45.051.546,39 em recursos. Um mês depois, a escassez de informações a respeito da sequência do processo causa incerteza aos usuários do aeroporto. Michele Daandels, 34 anos, chegou a voar duas vezes por mês, no ano passado, para ir a Cuiabá, no Mato Grosso, tratar de negócios. Em relação a outros aeroportos brasileiros, a diferença de infraestrutura é gritante.

“Na verdade, o maior problema sempre foi a questão estrutural. Desde coisas simples como um restaurante para os passageiros que precisam esperar por longos períodos de tempo até o estacionamento na parte externa. Sem falar da pista, né? Decolar ou pousar sempre causa um certo receio pois dependendo do clima, o avião não consegue voar”, relata.

O acordo entre Estado e União firmado ainda no ano passado prevê a elaboração de projetos, reforma e ampliação de pavimentos aeroportuários, ajustes de faixas e áreas de segurança, implantação de terminal de passageiros e seção contra incêndio, auxílio para navegação aérea e serviços complementares relacionadas ao Aeroporto Lauro Kortz. Em outras palavras, resolveria grande parte dos problemas relatados por Michele e tantos outros passageiros.

Para não correr o risco de perder compromissos importantes, a coaching conta que, pelo menos quatro vezes, teve de ir a Porto Alegre para garantir a viagem até outros estados, principalmente em meses de inverno. “Em dias de frio intenso, as pessoas nem se arriscam a comprar passagem aqui, e vão direto procurar o Salgado Filho, pois tem mais garantia que o avião consegue decolar. Por exemplo, se eu tenho uma reunião hoje no fim do dia, não tenho como correr o risco de embarcar aqui, pois a incerteza é sempre muito grande. Procuramos direto a capital. A ampliação vai também atrair novas companhias aéreas, mais horários, mais comodidade. O usuário só tem a ganhar”, completa Michele.

Fontes ligadas a articulação política para a garantia da ampliação do terminal de Passo Fundo, consultadas pelo Diário da Manhã, garantem que, na próxima semana, o Estado deve divulgar uma data de lançamento do edital. A informação extraoficial  não foi confirmada pela  Departamento Aeroportuário (DAP) da  Secretaria Estadual dos Transportes. A pasta informou que trabalha no Termo de Referência e prevê o lançamento do edital ainda no primeiro trimestre de 2018.

“Quando veio a notícia de que havia recursos para a ampliação, eu assim como meu círculo de contatos que utilizam o terminal, recebemos com muita alegria. Não só para os passageiros, mas para a economia local, já que Passo Fundo é um polo. O que gera expectativa agora é quando realmente essas obras vão sair do papel”, finaliza Michele, sobre o aguardo da abertura do edital para início das obras.

Acompanhamento

No site Avançar lançado pelo Governo Federal em novembro do ano passado, é possível acompanhar o andamento de obras importantes e que foram retomadas no país. A ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, por exemplo, de acordo com o portal, estava prevista para iniciar em 30/11/2017 e ser concluída até 30/12/2019. O empreendimento consta em estágio de “ação preparatória” e não possui demais informações sobre sua execução.

O que está previsto
Novo Terminal de Passageiros (TPS)
Novo Pátio de Aeronaves
Nova Seção Contra Incêndio (SCI)
Novo Estacionamento de veículos
Implantação da Área de Segurança de Fim de Pista (RESA )
Recuperação da Pista de Pouso
Implantação de Auxílios à Navegação Aérea

Diário da Manhã

Postado em 12 janeiro 2018 06:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop