PASSO FUNDO – Mudanças repentinas de comportamento podem ser sinal que criança está sofrendo abusos, alerta assistente social

Postado em 11 janeiro 2018 06:55 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na última semana, dois homens foram presos por estupro de vulnerável em Passo Fundo. Um deles, um idoso de 79 anos abusava sua sobrinha de 7 anos de idade. No outro caso, um homem de 34 anos acusado de estuprar uma menina durante três anos, os abusos iniciaram quando a criança tinha 9 anos. A vítima tratava-se da prima de sua mulher.

Os casos são um alerta para os pais, que devem ficar atentos aos sinais que as crianças apresentam.

A assistente social e secretária-adjunta da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Elenir Chapuis, explica que na maioria dos casos os abusadores são familiares, mas não possuem um perfil específico. Muitos sofreram abusos quando criança e acabam reproduzindo na vida adulta, ou a violência pode estar associada ao consumo de alguma substância psicoativa. Por isso, é preciso ficar atento as pessoas próximas as crianças e observar quem convive muito com elas.

Destaca que o comportamento das vítimas revela os abusos, como mudanças repentinas de comportamento, crianças alegres se tornam introvertidas e algumas se tornam mais agitadas.

Em caso de suspeita de abusos pode-se procurar o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), onde é realizado o acolhimento e avaliada a situação para o acompanhamento e tratamento. A secretária-adjunta destaca que o principal objetivo é proteger a vítima. Denúncias podem ser feitas também para o disque 100 ou 190.

Rádio Uirapuru

Postado em 11 janeiro 2018 06:55 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop