LAGOA DOS TRÊS CANTOS – Capacitação em Telessaúde

Postado em 13 março 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os profissionais da saúde de Lagoa dos Três Cantos, Flávia Grahl, diretora da Saúde; a enfermeira Diana Schumann e a dentista Maria Inês Aimi, participaram no dia 06 de março de uma capacitação em telessaúde realizada no campus da Ulbra em Carazinho, que tinha como objetivo capacitar as equipes de saúde da família dos municípios da 6ª CRS. A capacitação teve a duração de quatro horas com a apresentação da Telessaúde no Estado e a realização de atividades práticas ministradas por profissionais da Telessaúde do Rio Grande do Sul

A Telemedicina permite a realização de ações médicas à distância. Uma de suas aplicações mais freqüentemente é feita em Unidades de Atenção Primária à Saúde, Policlínicas e Hospitais, que buscam outras instituições médicas de referência para uma segunda opinião médica, consultorias e trocas de informações. Outras aplicações da Telemedicina são: discussões de casos clínicos, auxílio diagnóstico, assistência a pacientes crônicos, idosos e gestantes de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa.

A sua aplicação na assistência primária a pequenas comunidades em regiões geográficas distantes dos grandes centros urbanos e/ou com características sócio-culturais específicas é foco de atenção especial do Ministério da Saúde do Brasil, através do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES). Estas regiões estão entre as áreas de maior risco no processo doença/morte, devido à escassez de profissionais habilitados na identificação e tratamento de doenças e na promoção da saúde a nível local.

Atuando como meio de educação continuada, a Telemedicina pode ampliar as ações de profissionais e agentes comunitários de saúde, integrando-os a serviços de saúde, localizados em hospitais e centros médicos de referência, mantendo um mecanismo de atendimento contínuo para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos)

Postado em 13 março 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop