PASSO FUNDO – Cartório sem plantão na madrugada dificulta liberação de corpos para translados

Postado em 15 dezembro 2017 08:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um problema já denunciado pela Rádio Uirapuru continua preocupando a população. Hoje se uma pessoa falecer em Passo Fundo após o plantão do cartório, que encerra a 01h, o corpo somente é liberado para que a funerária possa encaminhar o velório e sepultamento após as 8h, quando inicia novamente o expediente. De segunda à sexta-feira, o plantão para óbitos funciona das 8h às 01h, e nos finais de semana e em feriados 24h.

O problema é ainda maior quando o corpo vem de outra cidade. Conforme a norma estadual, sem a certidão de óbito a funerária não pode fazer o translado do corpo.

Ontem, o agente funerário de Tapera, Armando, relatou ao vivo à Uirapuru que estava há seis horas aguardando a liberação de um óbito. Ele cobra que o atendimento esteja à disposição em tempo integral, evitando constrangimento para os familiares. Outros empresários do ramo também já procuraram a emissora para manifestar o descontentamento com a burocracia.

Desde setembro desse ano, está em vigor uma lei federal que permite a realização do registro de óbito no local de falecimento ou no local de residência do falecido, antes do sepultamento. No entanto, ela contraria a legislação estadual seguida pelo Município.

Muitos acreditam que a Prefeitura de Passo Fundo deveria respeitar a norma nacional.

Rádio Uirapuru

Postado em 15 dezembro 2017 08:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop