NÃO-ME-TOQUE – Soja: Cotrijal reúne produtores e alerta contra pragas e doenças

Postado em 15 dezembro 2017 06:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Como garantir uma boa produtividade de soja, com manejos assertivos no combate de pragas e doenças. Foi com esse objetivo que 350 produtores de Getúlio Vargas e região prestigiaram a segunda edição do Evento Regional de Soja Cotrijal, realizado nesta terça-feira, 12/12, em Getúlio Vargas.

O encontro contou com a participação de produtores das unidades de negócios da cooperativa de Sertão, Estação, Capo-Erê (Erechim), Tapejara e Charrua, que acompanharam palestras com os especialistas Juliano Ricardo Farias, pesquisador do Instituto Phytus, e Lucas Navarini, professor do IFRS.

Navarini alertou para as condições favoráveis ao aparecimento da ferrugem asiática e confirmou a presença da doença no Rio Grande do Sul, com o primeiro foco em Cruz Alta. ”O produtor deve estar atento e não perder o momento adequado da primeira aplicação, que deve acontecer antes do fechamento das entrelinhas”, alertou o pesquisador.

Com o foco no manejo de pragas de difícil controle, Farias apresentou dados sobre a presença do tamanduá da soja, lagartas e percevejos nas lavouras. Ele alertou para que os produtores trabalhem de forma preventiva para evitar as grandes infestações e perdas. ”São pragas que merecem total atenção, monitoramento constante para que as perdas não pesem no bolso”, comentou o pesquisador, que elogiou o trabalho da cooperativa no combate ao percevejo. ”Neste ano essa praga marcou presença um pouco mais cedo nas lavouras. Muitos produtores notaram que já havia percevejos nas culturas de inverno e agora a cooperativa, através dos profissionais técnicos, vem auxiliando seus assistidos para o melhor manejo e controle”, destacou.

O produtor Dirceu Mezzaroba, com lavouras em Erebango e Estação, demonstrou preocupação com os percevejos e demais pragas que estão atacando as lavouras da região. Para ele, que pelo terceiro ano consecutivo trabalha com a Cotrijal, a presença dos profissionais técnicos da cooperativa dá mais tranquilidade para a realização dos melhores manejos. ”Não há como esconder que a situação merece total cuidado. Agora é hora de acertar esses manejos e garantir a nossa produção”, comentou o produtor, que aprovou o evento e também as palestras.

Presenças
A segunda edição do Evento Regional de Soja Cotrijal contou com a presença do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; do gerente das unidades de Negócios da Cotrijal de Sertão, Estação e Capo-Erê (Erechim), Lizando Pereira; e do gerente das unidades de Negócios de Charrua e Tapejara, Gilmar Nestor Lindemann. Também acompanharam a programação o coordenador de Difusão da cooperativa, Alexandre Nowicki, e demais colaboradores das unidades da região.

Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 15 dezembro 2017 06:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop