Vídeo feito por jovem que morreu no incêndio da Kiss foi usado em perícia

Postado em 12 março 2013 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um vídeo de 28 segundos gravado por um jovem que morreu no incêndio da boate Kiss é uma das fontes de informação no laudo do Departamento de Criminalística (DC) sobre as circunstâncias da tragédia ocorrida em Santa Maria.

A imagem mostra, entre outras coisas, a tentativa de um integrante da banda Gurizada Fandangueira de apagar o fogo com um extintor que não funcionou. Ao ver que não teria sucesso, o músico entrega o equipamento a um segurança da casa noturna e sai do palco.

A gravação ajudou a confirmar o exato local em que ocorreu o foco do incêndio, já revelado anteriormente à polícia nos depoimentos das testemunhas, ou seja, no teto, acima do palco. O laudo do DC, que tem mais de uma centena de páginas, já está pronto e passando por revisão.

Cinco peritos da ativa e um aposentado trabalharam na perícia que destoa do que é a regra em apurações de incêndios. O normal é que laudos de locais de incêndio se concentrem em tentar revelar a causa do fogo e onde foi o foco dele. No caso da Kiss, o laudo é muito mais aprofundado, porque trata de uma série de circunstâncias que poderiam ter permitido que mais pessoas se salvassem.

Ao reunir informações técnicas diversas, o documento vai responder por que tanta gente morreu se o fogo não destruiu todo o prédio, por exemplo.

Deve constar no laudo análise de normas de prevenção de incêndio, de segurança e de evacuação contrapostas com o que foi observado dentro da casa. Um detalhe existente no cenário da casa ganhou importância sob o olhar do peritos: as grades usadas para orientar filas.

Quem tem contato com as análises, afirma: as pessoas não chegaram a se amontoar na porta tentando sair. Elas se amontoaram junto a essas grades, que funcionaram como um obstáculo importante antes da porta. Dessa forma, as grades se tornariam um elemento até mais grave do que o tamanho inadequado porta de saída, por exemplo.

Quem teve contato com o trabalho o considera de alta complexidade pelo fato de existirem no caso da boate “tantas coisas erradas que se somaram”. A previsão é de o laudo seja entregue até a sexta-feira.

Clicrbs

Postado em 12 março 2013 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop