NÃO-ME-TOQUE – Programa Monitora: guerra contra o percevejo continua

Postado em 14 dezembro 2017 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Informação de qualidade e tecnologias adequadas são as armas que a equipe do Departamento Técnico (Detec) da Cotrijal disponibiliza aos produtores para garantir a sanidade da lavoura de soja. Lado a lado com o produtor, a meta da equipe é auxiliar para que a produção mais uma vez seja farta.

Através de ação conjunta em todas as unidades da cooperativa, dentro do Programa Monitora, nesta terça-feira (12), o Detec planeja capacitar mais 2 mil produtores a adotarem as melhores estratégias contra o percevejo. A iniciativa visa alertar para a necessidade do controle da praga já na fase inicial da soja.

“Em função do inverno com clima mais quente do que o habitual, chegamos na semeadura da soja já com população elevada de percevejos. Embora o inseto não cause danos agora, se deixarmos para fazer o controle somente na fase reprodutiva, quando ocorre o ataque à soja, não vamos conseguir eliminar toda a população, principalmente porque é difícil chegarmos com os produtos na parte mais baixa da planta”, explica o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Recalcatti.

Durante as palestras, os profissionais da Cotrijal também orientam os produtores quanto ao controle de outras pragas que têm atacado as lavouras e em relação ao manejo de doenças, especialmente a ferrugem asiática, que já foi detectada em alguns pontos do Rio Grande do Sul. Até o dia 11 de dezembro, a doença havia sido confirmada em quatro lavouras comerciais, localizadas nos municípios de Cruz Alta, Sananduva, Santo Augusto e Roque Gonzales.

O produtor Felipe Glienke, que acompanhou a palestra na unidade de Não-Me-Toque, disse estar preocupado com a quantidade de percevejos na lavoura de 24 hectares, mas já tem o controle planejado. “Seguindo as orientações do Departamento Técnico, como já aconteceu na safra passada, vamos conseguir sucesso no combate a essa praga”, afirma.

Assim como fez Glienke, a orientação é que o produtor permaneça atento à lavoura, monitorando pelo menos três vezes por semana a soja, e se mantenha próximo do Departamento Técnico da Cotrijal para adotar a estratégia correta para cada situação. “Juntos, vamos colher o melhor resultado”, conclui Recalcatti.

REDES SOCIAIS – O Programa Monitora está nas redes sociais. Siga no facebook/monitoracotrijal e no instagram.com/monitoracotrijal e fique bem informado!

Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 14 dezembro 2017 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop