“Dom Odilo Scherer foi um aluno brilhante”, afirma ex-reitor da UPF

Postado em 11 março 2013 10:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Esquecido em um arquivo raramente aberto, um documento transformou-se em tesouro para Passo Fundo, no norte do Estado. Ele é a prova de que o arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer, gaúcho cotado para ser o sucessor de Bento XVI, estudou Filosofia na cidade. E com notas excelentes.

A descoberta dos papéis foi o resultado de uma pesquisa do ex-reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) padre Alcides Guareschi, 82 anos. Quando soube da possibilidade de Odilo Scherer ser o novo papa, por meio de notícias, o passado retornou com vivacidade à memória do religioso. Ele tinha certeza de que o candidato ao cargo máximo da igreja católica foi aluno da instituição. Só era preciso provar.

A investigação começou informalmente, em conversas com os ex-colegas de universidade e com outros padres:

— Perguntava se alguém tinha lembranças de Scherer aqui e o ano em que estudou em Passo Fundo, para poder procurar nos arquivos.

Um dos ex-professores da instituição lembrou que o cardeal participou de um projeto especial do curso de Filosofia, em meados da década de 70. Era a informação que bastava para que o padre mergulhasse nos arquivos da universidade, há cerca de dez dias. Foi entre os documentos da Faculdade de Educação que Guareschi encontrou a preciosidade que caçava.

Os papéis, segundo ele, estavam na pasta do curso de Filosofia, que Scherer realizou em 1975 e 1976. Uma das folhas informa as notas das provas e das disciplinas cursadas pelo cardeal, em um projeto chamado “Revalidação de Estudos Filosóficos”. O aspirante à sucessão de Bento XVI obteve a nota máxima em metade dos testes realizados em 1975.

— Scherer foi um aluno brilhante, com excelentes notas nas matérias filosóficas e pedagógicas — comenta Guareschi.

O ex-reitor guarda com carinho a cópia dos documentos em casa. Para ele, os papéis são a prova de que Passo Fundo fez parte da história e da formação de dom Odilo Scherer. O padre afirma que estudar na instituição onde um candidato a papa se formou é um estímulo para que os alunos e ex-alunos sintam-se valorizados.

— Creio que todos estão na torcida por ele. É uma alegria ter um aluno tão ilustre, conhecido no mundo.

Curso trouxe cerca de 500 padres e pastores a Passo Fundo

O ex-reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) padre Alcides Guareschi conta que dom Odilo Scherer foi aluno de um projeto especial do curso de Filosofia, idealizado para validar os estudos de padres e pastores que tinham a intenção de lecionar a disciplina. Na época, segundo ele, os seminários e as casas de formação religiosa não tinham a habilitação legal para fornecer um certificado ou diploma de licenciatura.

Chamado de “Revalidação de Estudos Filosóficos”, o curso era realizado nos meses de férias. O diploma da universidade concedia aos padres e pastores a autorização de lecionar em escolas estaduais ou municipais. Segundo Guareschi, cerca de 500 religiosos de todo o Brasil realizaram a habilitação.

Clicrbs

Postado em 11 março 2013 10:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop