Rio Grande do Sul já conta com 70% da área de soja semeada

Postado em 04 dezembro 2017 07:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A soja atinge 70% de área semeada no Estado, um índice pouco abaixo do verificado no ano passado neste mesmo período. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (30/11), as lavouras se apresentam bem emergidas, com o desenvolvimento inicial das plantas considerado muito bom, folhas largas e coloração verde intensa, além de boa distribuição de plantas.

Já o plantio do arroz, está praticamente concluído no Rio Grande do Sul, restando poucas e pequenas áreas, principalmente, nas regiões Central e Planície Costeira externa. A exemplo do ocorrido no ano passado, os orizicultores praticamente encerraram, nesta safra, o plantio dentro da janela favorável. O manejo e o desenvolvimento inicial das lavouras seguem sem sobressaltos, tendo em vista as condições favoráveis do clima e a boa disponibilidade de água acumulada para a irrigação. Entretanto, os produtores começam a ficar atentos com as baixas temperaturas registradas em regiões ao Sul do Estado, durante as madrugadas; não raro ficando em torno dos 10ºC.

Com 98% da área total de milho semeada neste momento, 33% estão em fase de desenvolvimento vegetativo; 38%, em floração; 29%, em enchimento de grãos. Nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste, inicia a colheita de milho verde para a venda direta ao consumidor e subsistência das propriedades. O clima com chuvas semanais e períodos de tempo ensolarados vem contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas e enchimento dos grãos, provocando otimismo nos produtores em relação à produtividade esperada.

Já foi iniciada a colheita do feijão primeira safra em boa parte das zonas de produção, demonstrando, nesse início, boa produtividade e qualidade. Em outras regiões, a cultura segue com bom desenvolvimento, com lavouras sadias e com potencial produtivo elevado. Nessa última semana, as condições climáticas, em especial as noturnas, têm preocupado os agricultores, pois as noites frias, nessa época, podem comprometer o desenvolvimento da cultura.

Grãos de Inverno
Na próxima edição do Informativo Conjuntural, serão divulgados os dados finais da safra da cultura de inverno no Estado e o levantamento dos prejuízos na cultura do trigo. A canola está com a colheita finalizada e, neste ano agrícola, apresentou vários problemas que vêm desestimulando a continuidade da cultura em algumas regiões.

As lavouras de cevada, estão em finalização de colheita, restando poucas áreas a serem terminadas. A cultura foi bastante afetada pelas condições climáticas, o que levou muitos produtores a solicitarem Proagro. Outra cultura com colheita concluída é da aveia branca. Devido à baixa qualidade do produto desta safra, há grande procura pelo estoque da safra anterior, que apresentou excelente qualidade, aquecendo o mercado para o produto do ano passado.

Taline Schneider – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 04 dezembro 2017 07:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop