SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Projeto Música, Ritmos, Sons e Instrumentos Musicais na Escola Professora Marisa Margarida

Postado em 02 dezembro 2017 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com um olhar voltado aos interesses da turma de Maternal I B da Emei Professora Marisa Margarida, a professora Ana Paula da Silva constatou o interesse e motivação das crianças pela música. Nesse sentido, desenvolveu o projeto “Música, Ritmos, Sons e Instrumentos Musicais” com a colaboração da estagiária Bruna dos Santos Soares. Projeto este, que também faz parte do Programa A União Faz a Vida-Sicredi.

A professora Ana Paula acredita que a linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de integração social. Com o objetivo de trabalhar a música e desenvolver capacidades de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras, produções musicais, brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, a professora Ana Paula oportunizou aos seus alunos momentos marcantes, significativos e lúdicos com a presença de talentos locais e Banda Marcial de Santo Antônio do Planalto.

No início do projeto, a turma recebeu a visita do professor Valdir Costa da Emef São Paulo que apresentou o instrumento musical “violão”, tocou e cantou fazendo a alegria das crianças. Em outro momento, a gaiteira Kesya Clarissa Muller Zimmer aluna da Emef São Paulo foi convidada para apresentar seu instrumento musical “gaita” e tocar música para todos os alunos da Emei e em especial para o Maternal I B.

O aluno Davi Prates, fez uma participação tocando sua gaita e a permitindo interação de seus colegas. No início de novembro a Banda Marcial do município, coordenada pelo professor Adelar Millitz apresentou os instrumentos que compõem a banda e algumas musicas para todos os alunos da escola e, posteriormente, interagiu com a turminha do Maternal que também montou sua banda, intitulada “Banda do Maternal I B”.

Foi um momento muito festivo na escola, pois a harmonia das duas bandas encantou a todos os profissionais, pais que estavam presentes e principalmente, os alunos. A professora Ana Paula também levou para a turma um teclado para que pudessem explorar o instrumento e os sons. Para envolver a participação das famílias interagindo junto aos filhos, a professora também oportunizou a sacola intitulada “O Violão Viajante“, com o objetivo de os pais fazerem os registros de como foi à visita do violão na sua casa. Também a confecção de instrumentos musicais com materiais alternativos. A turma confeccionou o livro “Canções da Minha Infância” com muito amor, capricho e criatividade.

Na noite de 27 de novembro, na Mostra dos Projetos do Programa a União Faz a Vida, como culminância do projeto, a turma realizou uma apresentação de sua banda com a Banda Marcial, tocando a música “ Eu Tirei um dó da Minha Viola” que é a preferida da turma. As bandas emocionaram o publico presente entre autoridades, pais, demais familiares, professoras, funcionários, crianças e demais visitantes.

Segundo a diretora Tania Mara Wagner, a música na Educação Infantil mantém forte ligação com o brincar, sendo assim, aprender brincando e a melhor maneira de ser feliz, e é o que a turminha do Maternal I B representou com suas professoras nesse projeto musical. Destaca ainda, que é maravilhoso acompanhar a aprendizagem das crianças e ver a felicidade de estar no ambiente escolar.

A direção da Emei Professora Marisa Margarida envolvidas no projeto, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Administração Municipal agradecem ao Programa A União Faz a Vida-Sicredi pelos recursos disponibilizados, os quais acrescentaram de forma lúdica, interativa e divertida na aprendizagem e alegria das crianças.

Postado em 02 dezembro 2017 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop