NÃO-ME-TOQUE – 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS

Origem do Dia Mundial da Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS, além de oferecer para a população o diagnóstico precoce através do teste rápido.

A sigla AIDS significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Atenção: beijos, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!

Portanto no dia 1º de dezembro a Secretaria Saúde estará oferecendo à população testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis, Hepatite B e C, que serão realizados na unidade móvel em frente a praça central Dr. Otto Schmitt no horário das 13:30 às 18:00. Os testes rápidos são gratuitos, é necessário o CPF.
FIQUE LIGADO: O teste rápido para detecção do vírus HIV está disponível em todas as unidades de saúde do município.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque