PASSO FUNDO – PPGPPF e Núcleo de Cálculos Especiais realizam cursos de Elementos Finitos – Análise Linear e Análise Dinâmica

Postado em 22 novembro 2017 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Aulas acontecem em janeiro e fevereiro de 2018.

O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (PPGPPF/UPF), em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE) e a Resistenge Soluções em Engenharia, oferece os cursos de Elementos Finitos MEF 1 – Análise Estática e MEF 2 – Análise Dinâmica. As formações têm um total de 40 horas cada, abordam a teoria do Método dos Elementos Finitos (MEF) e aprofundam conceitos e aplicações.

Os cursos serão ministrados pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, autor da Coleção Elementos Finitos à Base da Tecnologia CAE (3 volumes: Linear, Dinâmica e Não Linear) e 14 livros de ciências físicas. O professor tem mais de 40 anos de experiência profissional na área de Computer Aided Engineering (CAE), passando por todas as etapas do CAE e treinando engenheiros de empresas como Embraer, Petrobrás, Maxion, Volkswagen, Ford, MWM Motores, Iveco, Fiat, Eleb, Metrô de São Paulo, Grupo Randon, CNH, Comil, Stara, Jan, Villares e Elevadores Atlas Schindler, entre outras.

Segundo o coordenador do PPGPPF, Márcio Walber, serão apresentados, durante as aulas, os conceitos teóricos fundamentais para a correta utilização dos principais softwares de elementos finitos para realização de simulações numéricas estáticas e dinâmicas. Nos cursos, são abordados conceitos do Método dos Elementos Finitos para profissionais que serão responsáveis pelas análises estruturais dentro das empresas e darão suporte ao desenvolvimento de produtos assentados na Tecnologia CAE. Conforme o professor Alves Filho, se o engenheiro não sabe modelar o problema sem ter o computador, ele não deve fazê-lo tendo o computador.

Quem pode participar?
O curso tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com a atividade de cálculo estrutural por elementos finitos.

A iniciativa é constituída por questões que demonstram como a tecnologia dos elementos finitos se tornara essencial para empresas que buscam competitividade, confiabilidade e excelência dos seus produtos, tendo em vista que uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de produtos, específica da fase de projeto, é a análise da resistência de componentes e estruturas mecânicas. A avaliação do comportamento estrutural visa garantir que não haja falhas, tanto em situações normais de funcionamento quanto em situações críticas.

Cronograma de aulas e conteúdos
Os cursos serão realizados nas seguintes datas, nas dependências da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Campus I:
MEF 1: 11, 12, 15, 16 e 17 de janeiro de 2018 (manhã e tarde).
MEF 2: 22, 23, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018 (manhã e tarde).

Os conteúdos podem ser visualizados nos links abaixo:
MEF 1 – Análise Estática – http://www.resistenge.com.br/treinamentos/mef-1-estatica/
MEF 2 – Análise Dinâmica – http://www.resistenge.com.br/treinamentos/mef-2-dinamica/

Inscrições
Interessados em participar devem solicitar informações pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 22 novembro 2017 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop