PASSO FUNDO – Inscrições para novo programa de formação docente encerram em dezembro

Postado em 21 novembro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e monitores/assistentes da Educação Infantil devem realizar o cadastro na nova Plataforma Freire até o dia 1º de dezembro.

Estão abertas as inscrições para professores da educação básica e monitores/assistentes da Educação Infantil cadastrarem seus currículos na nova plataforma Freire e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). O novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), criado em 2009 e vigente até o momento. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu as inscrições no mês de outubro e o cadastro deve ser feito até o dia 1º de dezembro de 2017, por meio do link https://freire2.capes.gov.br.

O objetivo do programa é assegurar que todos os professores e as professoras da educação básica, inclusive monitores/assistentes da educação infantil, possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Os cursos são gratuitos. Para realizar o cadastro, o professor precisa estar atuando na rede pública e inscrito no Educacenso.

Segundo a Capes, a Plataforma Freire é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma Freire será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire, bem como todos os demais participantes dos programas da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB):coordenadores, bolsistas, entre outros.

Essa primeira edição da oferta na Plataforma Freire abrangerá cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de especialização em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa para os Anos Iniciais, Matemática para os Anos Finais e Língua Portuguesa para os Anos Finais.

Após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Profic. Esse Edital tem por finalidade selecionar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento. A previsão é de que o lançamento do edital ocorra no primeiro bimestre de 2018, com início das atividades acadêmicas no segundo semestre. Poderão participar do Edital todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos.

Mais informações poderão ser obtidas junto à Secretaria do Parfor na UPF, pelo telefone (54) 3316-8296 ou por e-mail [email protected].

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 21 novembro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop